08/05/2016

São João Batista de La Salle

João Batista de La Salle nasceu e viveu num mundo totalmente diferente do nosso. Era o primogênito de uma família nobre que viveu na França faz mais de 300 anos. Como desde pequeno quis ser sacerdote, recebeu a tonsura aos 11 anos de idade e foi nomeado cônego da Catedral de Reims aos 16 anos.

Quando morreram seus pais, teve que encargar-se da administração dos bens da família. Mas isso não impediu que, termi-nados seus estudos no seminário, fosse ordenado sacerdote a 9 de abril de 1678 e, dois anos mais tarde, obtivesse o título de Doutor em Teologia.

Nesse período de sua vida, comprometeu-se com um grupo de jovens “rudes e pouco instruídos”, a fim de fundar escolas para crianças pobres. Naquela época, apenas algumas poucas pessoas podiam viver no luxo, enquanto a grande maioria vivia em condições de extrema pobreza: os agricultores nas aldeias e os trabalhadores nas cidades. Apenas um número reduzido de pessoas de todo um grande país podia enviar seus filhos à escola. A maioria das crianças tinham poucas possibilidades de um futuro decente...

Clique aqui: Breve biografia de São João Batista de La Salle