02/05/2016

Ensino Fundamental I

A matemática faz parte do dia a dia

A matemática faz parte do dia a dia

Quando alguém pretende realizar uma atividade, dificilmente associa algum conhecimento através dela. Mas tem um que sempre está presente: o matemático. Por isso, alguns profissionais da Universidade de São Carlos (USP) decidiram mostrar como a matemática pode ser incluída no cotidiano.

A partir desta segunda-feira (2), a EPTV, afiliada da TV Globo, produz uma série de reportagens sobre a matemática, cuja data nacional é comemorada no dia 6 de maio.

Para alguns, a relação da matéria nos temos de escola é puro amor, mas para outros, só a menção à disciplina já assusta. “Agora o desenvolvimento do raciocínio lógico é o que mais me deixa apaixonada. Eu odiava matemática e não conseguia ir bem, era o pavor da minha vida, então comecei a estudar mais e agora eu amo”, relatou a estudante Carolina Badaró.

“Perguntei: mãe, por que a matemática é tão difícil assim? Ela respondeu: Arthur, a matemática é vida. E aí eu falei que queria ser engenheiro de computação. Ela disse que eu ia precisar aprender muita matemática, então eu pensei: ‘tô’ ferrado!”, contou o estudante Artur Gavério de Souza, 11 anos.

O que a maioria das pessoas não percebe é como ela é aplicada durante o dia todo, seja em uma ligação de celular, na ida ao supermercado ou até mesmo na previsão do tempo.

“Vai ter muita matemática aí, por exemplo, a probabilidade, o conceito de estudos de equações diferenciais e campos vetoriais que vão precisar ser calculadas em grandes computadores para que você tenha uma boa previsão”, explicou a professora da USP Edna Maura Zuffi...

 

Clique aqui: Especialistas da USP explicam como a matemática faz parte do dia a dia

< voltar