01/04/2024

Alunos constroem maquete do Sistema Nervoso

No mês de março, os estudantes do percurso Específico da 3ª série do Ensino Médio, realizaram o projeto "Conexões Humanas", com os professores André Chaul e Laércio Ribeiro. Eles embarcaram em uma jornada laboratorial fascinante, onde foram desafiados a construir uma maquete representativa do corpo humano, com especial atenção às intricadas conexões do sistema nervoso.

Este projeto visa não apenas à construção de um modelo anatômico do corpo humano, destacando seus principais órgãos, mas também coloca ênfase significativa no sistema nervoso central. Utilizando cabos flats coloridos e LEDs RGB, os alunos irão simular de maneira criativa e visual as diversas conexões neurais, mapeando as regiões cerebrais responsáveis por uma variedade de funções corporais essenciais. Além disso, eles irão integrar circuitos elétricos simples para exemplificar de forma prática as interações entre o sistema nervoso e os órgãos do corpo, resultando em uma exposição interativa que oferecerá uma visão detalhada e envolvente das complexas conexões presentes no corpo humano.