04/08/2017

Estudantes visitaram a Transitolândia

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) por meio da Superintendência de Trânsito, recebeu os estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I na Escola Vivencial de Trânsito – Transitolândia, nos dias 02 e 03 de agosto. A Transitolândia foi criada tendo como referência projetos de educação para o trânsito desenvolvidos na Escócia, Holanda, Alemanha e Estados Unidos, onde ficou constatado que tais iniciativas, de fato, tornaram o trânsito mais seguro nesses países, formando pedestres mais conscientes.

O DER/DF disponibilizou recursos pedagógicos para situações cotidianas de trânsito que podem ser vivenciadas numa cidade-modelo. A primeira atividade realizada foi um teatro em que os agentes ensinam as regras de trânsito. Depois de aprender como atravessar a faixa de pedestre, como utilizar o semáforo e o cinto de segurança, logo seguiram para a mini-cidade construída na escola para vivenciar os ensinamentos. A cada parada, os estudantes foram estimulados a responder o que deve ser feito em cada situação e também aprenderam como ser um bom pedestre, que colabora com o trânsito e que não põe sua vida em risco.

O objetivo do projeto é reduzir o número de atropelamentos nas rodovias e vias do Distrito Federal por meio de atividades pedagógicas elaboradas de forma lúdica, as quais envolvem conhecimento teórico e prático. Nesse sentido, o projeto tem o propósito de levar as crianças à participação e à reflexão sobre o seu papel no trânsito.

Ariela Farias - Orientadora Educacional

CLIQUE AQUI para conferir mais fotos!