19/04/2017

Ensino Fundamental II

“Bullying NÃO é Brincadeira, é Crime!”

O fenômeno Bullying apresenta-se como um desafio tanto para os profissionais de educação quanto para os psicólogos, que se deparam com um problema bastante complexo. Faz-se importante a participação ativa destes profissionais no reconhecimento dos comportamentos de Bullying e no suporte aos envolvidos (tanto vítimas quanto agressores), a fim de favorecer uma melhora no ambiente escolar. Pretende-se com este projeto a aplicação das propostas de intervenção sobre os comportamentos agressivos, de modo a evitar as ações associadas ao Bullying e ao Ciberbullying.

A escola deve adotar medidas preferencialmente educativas que visem promover mudanças de atitude diante dos comportamentos agressivos inadequados. Integrando ao currículo formal a preocupação com a formação ética e moral dos seus estudantes. Em parceria com as famílias, a escola é o ambiente propício para o desenvolvimento desta cidadania e para o debate sobre a violência, agressividade, preconceito, aceitação e diversidade.

Diante desta realidade o Colégio La Salle Águas Claras desenvolve todos os anos um projeto com o objetivo de findar com essa prática. Durante o mês de abril trabalhamos com todas as turmas o Projeto “Bullying NÃO é Brincadeira, é Crime!”. Nossos estudantes tiveram acesso a Lei 13.185 de combate ao Bullying e Cyberbullying e há casos onde famílias foram condenadas a indenizações e ao custeio de acompanhamentos profissionais para as vítimas. Este projeto ocorreu em parceria com as disciplinas de Arte, Língua Portuguesa e Ensino Religioso. Exibimos vídeos, filmes e a partir deste trabalho confeccionamos cartazes e desenhos, além das rodas de conversa sobre o tema.

Integrar as diferentes iniciativas adotadas com sucesso e entender as características que lhes permitiram melhorar o ambiente escolar são ações afirmativas, que possibilitam alterar uma realidade de violência e torná-la um ambiente criativo à educação e à cidadania. O ambiente precisa transmitir segurança, acolhimento e conforto aos estudantes para que se sintam motivados e tranquilos nestas ações.

Andréa Mascarenhas

Orientadora Educacional