17/04/2017

Ações preventivas contra o Bullying e Cyberbullying

O Serviço de Orientação Educacional (SOE) trabalha com os estudantes do Ensino Fundamental medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência, com ênfase nas práticas recorrentes de bullying e cyberbullying. O tema é abordado por meio reflexões baseadas no livro “Tudo bem ser diferente” do autor Todd Parr. A equipe pedagógica e os estudantes são envolvidos em um trabalho de capacitação com implementação de ações preventivas como, por exemplo, palestras e atividades lúdicas trabalhadas em todos os componentes curriculares.

As professoras regentes e os professores de aulas extra promovem discussões livres sobre limites claros de comportamento, aceitável ou não, dentro do ambiente escolar, enfatizando as normas disciplinares. São realizadas várias ações de combate ao Bullying e Cyberbullying como:  jogos virtuais; publicação de mensagens nos blogs das turmas sobre promoção dos valores e da conscientização; produção de cartazes com frases e desenhos; jogos e atividades de educação física para promoção da cooperação e do respeito; criação de um símbolo para representar o projeto em uma bandeira exposta em cada sala; produção textual com o tema abordado; enquete com o tema “Toda Brincadeira tem hora para acabar”; composição e apresentação de uma música relacionada ao tema; entre outras. Para encerrar as atividades, são explorados vídeos que trabalham valores morais e sociais nas aulas de Ensino Religioso. Todos os estudantes escreverão uma mensagem e colocarão um bilhete na carteira para o colega da turma do turno contrário.

O trabalho de conscientização é de grande importância para o combate ao Bullying e Cyberbullying ao longo do ano, pois a família é a base educacional na formação do discente em parceria com a escola.

Ariela Farias

Serviço de Orientação Educacional