05/04/2017

Ensino Fundamental I

Projeto estimula hábitos de estudo na rotina diária

O Serviço de Orientação Educacional (SOE) realizou o projeto Hábitos de Estudo com os estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. O objetivo é viabilizar a construção de hábitos de estudo na rotina diária dos estudantes, buscando o interesse pelos componentes curriculares, estimular o processo de construção do conhecimento, favorecer a responsabilidade com os estudos e diminuir a quantidade de carimbos de aviso na agenda.

O projeto foi dividido em etapas:

1ª etapa: Encontro com os estudantes no salão de eventos do colégio para apresentação de técnicas de hábitos de estudo, salientando a importância de sanarem suas dúvidas e terem persistência e compromisso com os estudos.

2ª etapa: Com o auxílio da orientadora, os estudantes preencherão a tabela de ROTINA SEMANAL para facilitar o planejamento diário. Nesta, constarão a organização dos horários de cada atividade, o horário para os estudos e demais atividades que a criança faz quando não está no colégio. A moldura será feita na aula de arte e após o preenchimento a tabela será enviada para casa para ser fixada no local escolhido para estudo.

3ª etapa: Às sextas-feiras, as educadoras colarão o adesivo de incentivo na agenda de acordo com a quantidade de carimbos recebidos durante a semana.

O estudante que não tiver nenhum carimbo receberá o adesivo azul (“Você conseguiu!”).

Aquele que ganhar 1 (um) carimbo receberá o adesivo amarelo (“Bom esforço!”).

Quem tiver mais de 2 (dois) carimbos na agenda receberá o adesivo branco (“Você pode melhorar!”).

Será feita uma planilha de desempenho a partir do primeiro dia do projeto para que seja registrado o desenvolvimento dos estudantes.

Os estudantes receberão também a placa de maçaneta “Lassalista estudando”, um marcador de página e um certificado de participação do projeto.

É extremamente necessário o acompanhamento e envolvimento das famílias para que os estudantes se organizem e cumpram com a planilha. Acreditamos que consolidando a parceria entre escola e família o sucesso acadêmico acontecerá!

CLIQUE AQUI e acesse mais fotos!

Ariela Farias

Serviço de Orientação Educacional