03/04/2017

A busca constante da excelência acadêmica

No Colégio La Salle Águas Claras,  a aprendizagem é idealizada como um percurso orientado e acessível, alicerçada em intencionalidades e critérios definidos, por meio dos quais se devem produzir dinâmicas próprias que auxiliem o estudante a conferir significados aos acontecimentos, às experiências e aos fenômenos com que se depara cotidianamente, reconhecendo-se como protagonista na internalização e construção dos saberes.

O Serviço de Orientação Educacional (SOE) realiza, todos os anos, o "Projeto Hábitos de Estudo" que visa incentivar os alunos na busca constante da excelência acadêmica através da organização e divisão inteligente do tempo. No dia 10 de março, os estudantes do Ensino fundamental II participaram da abertura do Projeto, em que tiveram acesso a dicas e estratégias importantes para criação e desenvolvimento de bons hábitos de estudo. Contamos também com a participação do bibliotecário Jonas, nos dias 28 e 30 de março, que compartilhou suas experiências no uso de aplicativos para otimização do tempo e elaboração de mapas mentais.

O hábito de estudo, em especial, é uma habilidade que o aluno desenvolve ao longo de sua vida estudantil e será fundamental para o seu sucesso. Ele auxilia o processo de aprendizagem, pois ajuda o aluno a se conhecer e a perceber estratégias que melhor se adaptam as suas características. Além disto, contribui para o desenvolvimento de características como o compromisso, a constância, a responsabilidade, dentre tantas outras.

Ele é construído a partir das potencialidades de cada um, mas é determinado também pela forma como o aprendizado e a curiosidade são estimuladas no ambiente. Sua formação irá depender, principalmente, da prática, da disciplina e da experiência através das quais os comportamentos vão sendo integrados à personalidade.

Assim, a participação da família, em parceria com a escola, é fundamental para esse processo de formação do estudante e aprendiz, inserindo em sua vida os hábitos de estudo como algo prazeroso e necessário.

Cartilha de Orientação aos pais: CLIQUE AQUI!

Andréa Mascarenhas

Orientadora Educacional