11/03/2017

Programa de Educação Científica Ambiental sobre Água

Hoje (11), professores das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas participaram do Programa de Educação Científica Ambiental sobre Água – ECA, promovido pelo SINEPE/DF e a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal - ADASA/DF e realizado no auditório do Colégio La Salle Águas Claras. Na manhã de sábado, a Consultora e Coordenadora da ADASA/ UNESCO, professora Doris Faria e o Engenheiro Ambientalista e Sanitarista da empresa EPM, consultor Felipy Andrade abordaram temas de relevância mundial sobre a Educação Ambiental das Águas do ponto de vista científico e humano. Na ocasião, os participantes puderam discutir em grupos, matérias jornalísticas sobre a criação de hidrelétricas em terras indígenas sem se preocupar com a cultura do povo; águas, obras humanas e prejuízos decorrentes; a segurança hídrica; o aquecimento global suas causas, consequências e posicionamento político; o acesso universal da água e o consumo consciente. Ao final, a equipe conheceu a Estação de Tratamento de Esgoto do colégio.

O presidente da ADASA/DF, professor Paulo Salles, disse que o programa tem como objetivo difundir conhecimentos sobre os problemas relacionados com a água e discuti-los sobre a ótica dos conhecimentos científicos e da Educação Ambiental. E com isso, pretende-se mobilizar a sociedade para que adote uma cultura de uso racional e sustentável da água. “Temos um compromisso a enfrentar e contribuir para a adaptação da sociedade na presente crise hídrica que assola a nossa cidade”, afirmou.

Diante disso, os educadores levantaram questões pedagógicas para levar essa realidade aos estudantes do Ensino Fundamental II e Médio a refletirem e se conscientizarem  frente a valorização da água.

Essa oficina foi um momento significativo para reunir professores do Distrito Federal com o objetivo de participar da preparação e da realização do 8º Forúm Mundial da Água, que ocorrerá em Brasília, março de 2018.

O material produzido nesse projeto está disponível no site: http://www.adasa.df.gov.br/

CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS FOTOS!