27/11/2014

Banda Marcial São João é novamente reconhecida

São muitos os reconhecimentos à Associação dos Componentes da Banda Marcial São João (ACOBAN). Agora, foi definida como Entidade de Utilidade Pública, conforme Lei Municipal aprovada essa semana na Câmara de Vereadores de Porto Alegre/RS. A ACOBAN é uma entidade sem fins lucrativos, fundada para sustentar e administrar a Banda Marcial do Colégio La Salle São João, a mais antiga banda de metais do Sul do Brasil.

A banda é aberta à comunidade e foi fundada em outubro de 1960. Em 2013, passou a se chamar Escola de Música Maestro Mota, em homenagem ao educador falecido em 2009, após 35 anos à frente do grupo. Atualmente, são 35 alunos com idades entre 8 e 18 anos. A iniciativa do projeto partiu da vereadora Any Ortiz e visa à execução de projetos da Escola de Música Maestro Mota em parceria com o município, propiciando a criação de núcleos de formação musical. “Constitui-se em um instrumento de relacionamento com a comunidade, abrilhantando eventos cívicos e culturais, sendo capaz de realizar apresentações em palcos e teatros”, disse Any.

Desde 2006, a banda realiza o Projeto Pra Ver a Banda Passar, em parceria com a Coordenação de Manifestações Populares da Secretaria Municipal de Cultura. Neste ano, o grupo também fez parte do projeto Caminho do Gol, no período da Copa do Mundo.

Esta etapa é mais um passo importante para o futuro da Banda Lassalista, que há décadas encanta gerações com músicas de qualidade, contribuindo com a cultura nacional.