05/11/2014

Educação Nacional

La Salle Canoas na Assembleia Legislativa

Nesta terça-feira, 4 de outubro, o Colégio La Salle Canoas/RS participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir a proposta de parecer do Conselho Estadual de Educação (CEEd), que impede a escola de realizar transferência compulsória de alunos com problemas disciplinares.

Para mostrar o seu posicionamento perante a proposta, o Colégio levou um grupo de 23 pessoas, todos vestindo uma camiseta preta com a frase "A autonomia das escolas precisa ser respeitada".

Entre os presentes estavam alunos, professores e equipe diretiva, com o único objetivo de defender o direito da escola de tomar as medidas necessárias para manter a disciplina e garantir a aprendizagem em sala de aula.

A audiência durou quase três horas e contou com o depoimento de diversas autoridades e educadores, dentre eles o professor de História Raul Cardoso e o aluno Felipe Aurélio, estudante da 3ª série do Ensino Médio, ambos representando o La Salle Canoas.

De acordo com a Diretora do La Salle Canoas, Elisa Medeiros, a participação do Colégio no evento foi muito positiva, pois além de mostrar a opinião da Instituição sobre o parecer, mostrou também a visão dos alunos, que acreditam que a escola precisa ter autonomia para tomar decisões referentes a situações que afetam diretamente as ações dentro da sala de aula e interferem no processo de ensino e de aprendizagem.

No final da audiência, o deputado Ernani Polo solicitou ao Conselho Estadual de Educação que retire o tema de pauta para maior discussão, especialmente dos pontos mais polêmicos. O deputado também sugeriu que o Parecer 820, por sua referência em qualidade no país, sirva de base para essa discussão, podendo ser reforçado e até mesmo aprimorado, sem a necessidade de criação de um novo documento.