05/11/2014

Raciocínio Lógico é desafio em Matemática do Enem

Para muitos estudantes, a matemática pode causar certa preocupação. As 45 questões da prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre neste final de semana, costumam exigir raciocínio lógico do candidato. Este raciocínio é composto pela interpretação do texto do enunciado, vinculação do assunto abordado com os conteúdos programáticos da matéria, transformação da linguagem textual para a matemática e rapidez na resolução do cálculo.

Em todas as provas do Enem, a resposta pode estar diante do estudante, no meio do enunciado. “A banca não costuma exigir dos candidatos cálculos longos. As perguntas, muitas vezes, são simples e diretas. Elas podem ser elaboradas a partir de reportagens, pesquisas, estatísticas de órgãos oficiais os e/ou de textos matemáticos como tabelas e gráficos”, explicou Leonardo Mota, professor de Matemática do Colégio La Salle Santo Antônio, de Porto Alegre/RS.

No caso de enunciados longos, o educador sugere identificar as informações mais relevantes para a resolução do problema, sublinhando tais dados, pois eles indicarão o caminho da resposta.

Segundo Leonardo, os conteúdos que mais caem na prova de matemática do Enem são:

- Análise e interpretação de gráficos;
- Regra de três;
- Porcentagem;
- Razão (escala);
- Estatística (média aritmética, mediana e moda);
- Probabilidade (condicional, eventos independentes e união de dois eventos);
- Geometria Plana (cálculo da área e do perímetro das principais figuras);
- Geometria Espacial (cálculo da área e do volume de prismas, sólidos de revolução e esfera);
- Funções de 1º e 2º graus (aplicação desses conteúdos em problemas matemáticos do quotidiano);

“A principal dica que dou aos alunos lassalistas é resolver as provas anteriores. Durante esse processo, eles desenvolverão familiaridade com o enunciado e, ao mesmo tempo, rapidez de cálculo”, completou o professor.

Saiba Mais – Por meio de sua nota, o Enem oportuniza avaliar a qualidade do Ensino Médio no Brasil e permitir o acesso à Educação Superior em instituições públicas e privadas, além de iniciativas do governo federal. Para esta edição, é prevista a participação de mais de 8 milhões de estudantes. O exame é estruturado a partir de competências e é composto por 180 questões objetivas, divididas em quatro áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, além de uma questão de redação.