04/11/2014

Ensino Médio

Rede La Salle fortalece preparação para o Enem

Rede La Salle fortalece preparação para o Enem

Nos dias 8 e 9 de novembro acontecem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Por meio de sua nota, o Enem oportuniza avaliar a qualidade do Ensino Médio no Brasil e permitir o acesso à Educação Superior em instituições públicas e privadas, além de iniciativas do governo federal. Para esta edição, é prevista a participação de mais de 8 milhões de estudantes. O exame é estruturado a partir de competências e é composto por 180 questões objetivas, divididas em quatro áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, além de uma questão de redação. 

A cada ano, a Rede La Salle fortalece a preparação de alunos do Ensino Médio a este exame a partir de projetos, aulas e atividades especiais. Atentos ao estilo das provas, os professores lassalistas contribuem, de forma especial nesta véspera, com orientações e dicas aos alunos. 

Preocupado com o sucesso dos estudantes diante deste concurso que a cada ano assume papel mais importante no cenário educativo nacional, o La Salle Brasília/DF desenvolve uma série de atividades complementares, como o Preparatório ENEM e os Aulões Temáticos. O professor de Geografia do Colégio, Sérgio Nunes, dá uma sugestão a respeito da prova deste ano. “É preciso atenção especial à mídia televisiva e escrita sobre assuntos envolvendo questões ambientais e demográficas para estabeler relações com infográficos, tabelas, diagramas e mapas”, disse.  

Também no Distrito Federal, o La Salle Sobradinho realiza o Simulado PAS/ENEM, fruto da construção coletiva de professores do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Supervisão Educativa. Está pautado em questões que envolvem conteúdos significativos, privilegiando o raciocínio lógico e a interpretação. A avaliação não tem o objetivo de treinar, mas de permitir que o aluno se envolva em situações semelhantes àquelas que encontrará durante a realização dos vestibulares e do próprio Enem. Além disso, os professores apresentam os gabaritos em sala de aula, assinalando os acertos, as falhas e os cuidados que farão a diferença nos resultados em situações reais. 

Já a Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde/MT ofertou, de forma gratuita, uma aula criativa, interativa e presencial com a Profa. Me. Elizandra de Siqueira.  Na ocasião, a docente analisou questões da parte de Linguagens e deu dicas para os dias de provas. “Às vezes, acontece em uma questão ser mais complicada ou extensa, e o nervosismo do dia pode atrapalhar. Quando o estudante chega em uma situação dessas, sem conseguir resolvê-la com tanta facilidade, não deve se preocupar. Uma dica é eleger um espaço na prova para anotar o número dessa questão e passar adiante, para depois retornar. Sabemos que quanto mais perde-se tempo de uma questão, mais complicado será resolvê-la”, disse Elizandra. Para conferir essa e outras sugestões fornecidas pela Faculdade, acesse aqui

Ao longo dessa semana confira neste Portal mais dicas e iniciativas da Rede La Salle que marcam a preparação para o Enem. 

 

 

< voltar