03/10/2014

La Salle São João: nota de esclarecimento

O Colégio La Salle São João, de Porto Alegre/RS, vem a público esclarecer que, no dia 01/10/2014, foi preso nas imediações da escola um cidadão que estava observando alunos das instituições da proximidade e moradores da rua Honório Silveira Dias. Esse cidadão já havia sido abordado pela segurança da escola que o estava monitorando. Como novamente repetiu seu comportamento, no dia seguinte foi chamada a Brigada Militar no intuito de fazer a abordagem que a ela compete.

O La Salle São João aproveita para esclarecer que, em momento algum, o suspeito entrou nas dependências da escola. Pelo contrário, a equipe de segurança interna colaborou para o sucesso da operação e identificação do suspeito.  Diante dos fatos ocorridos, é ratificado o fato que o Colégio conta com serviço de segurança externa, das 8h às 20h, e interna, dispondo de funcionários nos turnos manhã e tarde, que circulam nas dependências, além do Serviço de Coordenação de Turno. Conta, também, com sistema de monitoramento, por meio de câmeras. Com vistas a aprimorar ainda mais a segurança da Comunidade Educativa, será realizada a colocação de catracas na portaria e o aumento efetivo de funcionários na área de embarque e desembarque.

Abaixo, são fornecidas algumas dicas de segurança para pais e responsáveis:

- Sempre que possível, pais e responsáveis devem utilizar a área de embarque e desembarque interna da escola, cuja finalidade é de rodízio para que todos possam utilizar o mesmo espaço;

- Os alunos devem ser aconselhados a entrar imediatamente nas dependências da escola, evitando permanecer do lado de fora da instituição nos horários de entrada e saída da aula;

- Os estudantes não devem sair sozinhos, mas preferencialmente acompanhados pelos responsáveis ou em grupo com os colegas;

- Pais e responsáveis devem comunicar a instituição (educadores ou Serviço de Coordenação de Turno) quando houver alteração da pessoa que virá buscar o(a) aluno(a);

-  Conversas ao celular devem ser evitadas na saída, já que estes aparelhos distraem a atenção;

- Em caso de qualquer situação suspeita, sugerir aos menores que retornem às dependências da escola e que façam imediatamente uma comunicação ao setor da portaria ou ao Serviço de Coordenação de Turno.

O Colégio La Salle São João fica à disposição para esclarecimentos.