14/02/2023

Vida Religiosa

Falece o Irmão Lassalista Blásio Donato Hillebrand

É com pesar que a Rede La Salle comunica o falecimento do Irmão Blásio Donato Hillebrand, ocorrido na tarde de terça-feira, 14/02/2023, em Porto Alegre/RS.

Filho de Alberto Hillebrand e Luiza Schwaab Hillebrand, Irmão Blásio nasceu no dia 02 de agosto de 1936, no município de Nova Petrópolis/RS. Sua caminhada para formação de Irmão iniciou em 15 de fevereiro de 1949, quando ingressou no Juvenato. Em 09 de dezembro de 1953, iniciou os estudos no Postulantado e, em fevereiro do ano seguinte, ingressou no Noviciado. Fez os primeiros votos em 11 de fevereiro de 1955, e confessou a Profissão Perpétua, em 06 de janeiro de 1961.

Em 1955, Ir. Blásio iniciou os estudos na Escola Normal La Salle, em Canoas/RS, concluindo essa etapa em 1957. Já no ano seguinte passou a cursar Letras Anglo-Germânicas, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, colando grau em 1961.

Nos primeiros anos da década de 70, o Irmão viajou para o estado de Illinois, nos Estados Unidos, onde se especializou em Língua Inglesa e Literatura Americana, na Lewis University. Em outras viagens ao país norte-americano, aprofundou os estudos na área de linguística realizando cursos de aperfeiçoamento na University of California, em 1983, e de especialização no Saint Mary’s College of California, em 1999. Em 1992, participou do Congresso Internacional Lassalista - CIL, em Roma. No segundo semestre deste ano, concluiu o curso de especialização em Língua Inglesa e Fonética, em Londres, na Inglaterra.

Em sua vida como consagrado, integrou diversas Comunidades Religiosas como o Externato São Luiz, em 1958, Colégio São José, hoje Colégio La Salle Canoas, de 1959 a 1961, e Colégio La Salle Santo Antônio, em Porto Alegre/RS, de 1962 a 1967. Passou ainda pelo Juvenato La Salle, na cidade de Carazinho/RS, de 1968 a 1975. Desde 1976, passou a integrar a Comunidade La Salle de Canoas, onde atuou, até 2014, como professor de Língua e Literaturas Americana e Inglesa, na atual Universidade La Salle. De 2015 a 2018, seguiu na instituição ministrando Cursos de Extensão e atuando como tradutor e revisor de artigos da Reitoria.

Tinha como traço marcante o trabalho como horticultor, ofício que exercia desde a década de 1980, e que contribuía para atender às necessidades da Comunidade, além de vender verduras a restaurantes e a pessoas interessadas.

A Comunidade Lassalista une-se em preces pelo descanso eterno do querido Irmão Blásio e pelo conforto de seus coirmãos, familiares e amigos.