05/09/2022

Encontro encerra as atividades da AMEL 2022

Depois de três dias de intenso trabalho no Centro de Eventos Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo/RS, encerrou, na última sexta-feira, dia 02 de setembro, a Assembleia da Missão Educativa Lassalista 2022 – AMEL, que teve como lema “Educando na esperança e no cuidado”. Desde o dia 31 de agosto, Irmãos e leigos lassalistas, representantes das Comunidades Educativas do Brasil e do Chile, estiveram reunidos no encontro final da Assembleia para debater propostas e perspectivas para os próximos quatro anos da Rede La Salle.

A AMEL 2022 teve início no mês de março, com as atividades da fase preparatória, que contou com quatro encontros e envolveu mais de 600 lassalistas. Nessa etapa, Irmãos, estudantes, famílias, educadores e colaboradores foram convidados a participar e contribuir com ideias e sugestões para a Missão Educativa Lassalista, por meio de um processo participativo e democrático.

Durante os encontros da fase preparatória, os envolvidos puderam dialogar e avaliar a caminhada da Missão Educativa desde a última AMEL, olhando para a realidade da Rede La Salle hoje, assim como para os desafios e oportunidades que se apresentam. Nessa etapa, cada unidade definiu um representante para coordenar as ações da fase preparatória nas respectivas Comunidades Educativas e participar como delegado no encontro final, com direito a voto.

A partir dos debates realizados, foi possível estabelecer proposições e perspectivas para a Missão Educativa Lassalista para o próximo quadriênio, considerando os cenários atuais da sociedade, da educação e da Igreja. Todas as propostas e questões levantadas durante essa fase foram utilizadas como subsídio durante as atividades do encontro final.

Já na etapa final da AMEL, o grupo de delegados, composto por membros do Conselho da Missão Educativa e representantes da Assistência Social do Brasil e da Educação Básica e Superior do Brasil e do Chile, agregou aos elementos e aspectos trazidos das Comunidades Educativas as proposições do 46º Capítulo Geral, encontro mundial dos Irmãos Lassalistas, e da Assembleia Internacional da Missão Educativa Lassalista – AIMEL, que reuniu Irmãos e lassalistas de todos os continentes.

Com todo o referencial à disposição, além de palestras e atividades formativas que contribuíram para fomentar o debate, os participantes puderam analisar e discutir as propostas e votar entre as perspectivas que foram elaboradas durante o encontro final. Tudo isso pensando no próximo quadriênio da Missão Educativa da Rede La Salle com vistas aos diferentes cenários educacionais no mundo a partir das diretrizes do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs e da Região Latino-Americana Lassalista – RELAL.