09/05/2022

Vencedores do EduEmprèn participam do South Summit

Estudantes das equipes vencedoras das edições 2020 e 2021 do EduEmprèn Brasil participaram, entre os dias 03 e 06 de maio, do South Summit Brasil, evento realizado em Porto Alegre/RS, voltado à inovação tecnológica e que conectou empresas, startups e empreendedores do mundo todo com investidores e representantes de fundos de investimento para criar oportunidades de negócios e moldar o futuro.

A atividade fez parte da premiação concedida aos projetos Florea e CryptoCash, ambos idealizados por alunos do Colégio La Salle Abel, de Niterói/RJ. As duas iniciativas também conquistaram a oportunidade de participar da pré-incubação das ideias na La Salle Tech, da Universidade La Salle. Além disso, cada integrante das equipes levou para casa um voucher no valor de R$ 3.000,00 em cursos na La Salle Business School, a Escola de Negócios da Universidade La Salle. A viagem e a participação dos estudantes no South Summit, como parte da premiação, só foi possível em 2022, após a flexibilização das restrições impostas pelo cenário de pandemia dos últimos dois anos e da liberação para a realização de eventos com presença de público.

Os integrantes do grupo Kairos, Bruno Fonseca, Enzo Pavanelli, Felipe Costa, Fernando Fonseca e João Guilherme de Barros, apresentaram uma plataforma online voltada para a saúde emocional, o projeto "Florea – O lugar seguro para você florescer", que foi o grande campeão do EduEmprèn 2020. Já os integrantes do grupo Blockchange, Isadora Simão, Juliana Mattos, Matheus Biermann, Maria Eduarda Graça e Rafaela Guedes, apresentaram o projeto CryptoCash, uma corretora de criptoativos descentralizada, cujo objetivo é facilitar e desburocratizar o mercado de criptomoedas, e conquistaram o 1º lugar na edição de 2021.

A professora Livia Ribeiro Braga, que atua como mentora das equipes do Colégio La Salle Abel que participam do EduEmprén, destacou que o projeto traz muito da identidade lassalista, tanto na perspectiva da solução de problemas quanto de impacto social. “Com esse projeto, a gente é capaz de dizer para esses jovens da 2ª Série do Ensino Médio que eles podem de fato ser sujeitos e agentes da transformação”, completou. Para ela, “a solução desses problemas é, para eles, uma oportunidade de crescimento individual e comunitário”.

O roteiro dos estudantes também contou com visitas a pontos turísticos da capital do Estado e a Comunidades Educativas Lassalistas em Porto Alegre e Sapucaia do Sul/RS, onde participaram de dinâmicas de integração com outros alunos. Os momentos nas unidades também serviram para apresentação dos projetos vencedores e partilha das experiências e vivências sobre o processo de construção das ideias, que os levaram a conquistar o prêmio principal. Os integrantes das equipes também esclareceram dúvidas dos anfitriões, que participarão do EduEmprèn em 2022.

A estudante Isadora Lage Simão, integrante da equipe Kairos, campeã em 2020, contou que participar do EduEmprén a fez crescer como um todo. “Eu desenvolvi muitas habilidades, como acabar tendo mais desenvoltura para falar com as pessoas, porque eu tive que apresentar o PITCH e aprender a lidar mais com os outros, porque a gente estava trabalhando em equipe”, comentou, feliz por sua participação no evento.