16/12/2013

Institucional

Falece o Irmão Hyldeu Bressane

Falece o Irmão Hyldeu Bressane


A Província La Salle Brasil-Chile/Rede La Salle, no espaço de apenas uma semana, se despede de mais um de seus membros. Após o falecimento do Irmão Alberto Arlindo Flach, faleceu em 15 de dezembro, aos 83 anos, o Irmão Hyldeu Bressane. Os dois possuíam muitas particularidades de valor e viveram longa vida religiosa, com fé e zelo, dedicada à educação da juventude.  

Filho de José Manoel Bressane e Maria Rosa Bressane, Irmão Hyldeu nasceu em 02 de setembro de 1930, em Machado/MG. Iniciou a vida de lassalista aos 18 anos, com o ingresso no Noviciado Menor de Guaxupé/MG, em 1948. Vestiu o hábito lassalista com a entrada no Noviciado em 1º de julho do mesmo ano, quando adotou o nome de Irmão Gabino Agostinho. Emitiu os votos de final do Noviciado em 04 de julho de 1949, data que marca também o início do Escolasticado. Emitiu os votos perpétuos em Caxias do Sul, em 20 de fevereiro de 1955. Em 1954, já integrado à Comunidade do Instituto ABEL, em Niterói/RJ, cursou Pedagogia  em Niterói, onde  obteve Licenciatura plena, em 1958.

O Irmão Gabino, ainda como membro da Província de Porto Alegre, foi professor no Instituto São Luiz, de Guaxupé/MG; no Noviciado Menor de Canoas/RS, em 1955. Transferido ao Instituto ABEL, em Niterói/RJ, em1956, foi Sub-diretor, professor e prefeito de disciplina. Desde a divisão do Distrito do Brasil, em1959, integrou a então Província de São Paulo. 

Integrado na Província de São Paulo, o Irmão Gabino  recebeu 11 obediências para atuar em Brasília, Botucatu, Curitiba, São Carlos, Taguatinga (IALS). Exerceu intermitentemente as funções de professor, Subdiretor e Diretor em três comunidades e obras,  merecendo destaque o La Salle Brasília. Entre outras funções, foi diretor do Escolasticado em Curitiba/PR; do Postulantado, em São Carlos/SP, e depois no Postulantado de São Paulo. Desde 1990 integrou a comunidade da Casa Provincial, até 2003. 

< voltar