27/07/2021

Rede La Salle comemora aniversário de Ir. Justo

No último sábado (24), a família Lassalista comemorou os 99 anos do Prof. Dr. Irmão Henrique Justo, pioneiro da Psicologia Científica no país e detentor do título de Doutor Honoris Causa. Em celebração a data foi realizada uma Missa solene na Capela São José, um dos ambientes centrais da Universidade La Salle e do Colégio La Salle, em Canoas.

A celebração religiosa contou com a participação de poucos membros da comunidade lassalista, visando assim a segurança de todos os presentes e seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, com o uso de máscaras e álcool gel, além de distanciamento social.

O Irmão Lassalista, Prof. Dr. Henrique Justo, dedicou sua vida à pesquisa e consolidação da Psicologia como profissão no Rio Grande do Sul, o que rendeu ao professor universitário, pedagogo, psicólogo, gestor em Educação e fundador de um dos primeiros cursos de Psicologia do Brasil, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade La Salle em 2018. A honraria ocorreu em cerimônia solene no dia 27 de agosto, Dia do Psicólogo.

Doutor Honoris Causa, do latim "por causa de honra", é o título mais importante concedido por uma instituição de ensino. Pode ser atribuído a personalidade eminente, nacional ou estrangeira, que tenha se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à Humanidade.

O Provincial da Província La Salle Brasil-Chile e Presidente da Rede La Salle, Ir. Olavo José Dalvit destacou a importância do trabalho de Ir. Justo para a Universidade La Salle. “Quando ouvimos falar do Irmão Justo na Província sempre vamos lembrar a história dele como psicólogo, mas quando a gente começa a conhecer ele e olhar toda a sua vida e trajetória, vemos que é um Irmão que circulou por todas as áreas. Um Irmão que contribuiu muito com a vida religiosa no Brasil, com a realização de retiros e cursos. Na educação, contribuiu muito na formação de educadores, não só na psicologia, mas também na área educativa’’.

“O Irmão Justo é um grande ícone para todos nós. Durante todo este sábado estivemos fazendo várias comemorações, começando pelo evento online de Psicologia Humanista, seguido pelas várias homenagens pela internet e redes sociais e, agora, combinamos com a missa dos 99 anos. Um ponto muito importante sobre o Irmão Justo, é que nos momentos informais, na sala dos professores e corredores, ele é muito querido e estimado pelos alunos, pelos professores e comunidade em geral. E isso porque ele vive os princípios da Psicologia Humanista que é não julgar, mas acolher as pessoas", afirma o reitor da Universidade La Salle Canoas, Prof. Dr. Paulo Fossatti.

O desejo do aniversariante, que completou 99 anos no domingo (25), é continuar com saúde para contribuir com a formação de psicólogos e educadores, além de dar prosseguimento às suas pesquisas. “Estou começando o meu centenário e espero que ao completá-lo eu ainda esteja celebrando a saúde que me permite continuar trabalhando. Sigo me atualizando e vivendo novas experiências, como as palestras online que venho realizando”, disse o Prof. Dr. Irmão Henrique Justo.

Após a missa, o Ir.Justo se reuniu com alguns irmãos da residência da Comunidade La Salle Canoas, para um momento de confraternização e celebração que foi realizado em um ambiente amplo e aberto.