31/07/2020

Institucional

Live das Jornadas Formativas Lassalistas

Live das Jornadas Formativas Lassalistas

Foi realizada no dia 29 de julho, a segunda Live das Jornadas Formativas Lassalistas, no canal da Rede La Salle no YouTube. Com a temática “Grandes Coisas são Possíveis: o protagonismo dos Lassalistas no mundo de hoje”, a transmissão, que teve como convidado o Vice-Reitor e Pró-Reitor de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade La Salle, em Canoas/RS, Ir. Cledes Casagrande, contou com mais de 400 participantes simultaneamente.

O tema abordado no encontro inspira a refletir sobre a vida de La Salle e dos primeiros Irmãos no seu conjunto, fazendo uma comparação com o itinerário e missão dos lassalistas de hoje. Mesmo diante dos acontecimentos adversos vividos na época de La Salle, ele e os primeiros Irmãos reconheceram cada dificuldade como oportunidades que Deus lhes concedia para serem melhores e para transformarem outras pessoas por meio da educação. “La Salle renovou a educação e, por meio dela, renovou o mundo. Foi um ator central no seu tempo. É uma inspiração para nós, lassalistas, hoje, porque somos convidados a construir histórias inovadoras como ele em seu tempo”, destacou o Irmão em um trecho de sua fala.

Nos dias atuais, o Ir. Cledes destacou diversos desafios que estão sendo enfrentados pelos lassalistas, como: o futuro da educação lassalista no que diz respeito à formação integral e integradora, que é um dos grandes pilares da filosofia lassalista; o desenvolvimento sustentável; a pedagogia do cuidado de si e do outro; o desenvolvimento da capacidade de amar; a renovação da fé, da educação, do sonho e da esperança; entre outros que podem ser vistos na íntegra da Live, clicando aqui.

Sobre as Jornadas Formativas Lassalistas

As Jornadas Formativas são um itinerário de formação para os Irmãos e Colaboradores da Rede La Salle com objetivo de integrar a Comunidade Lassalista por meio da experiência da associação e missão. Iniciadas em janeiro desse ano, as Jornadas já foram realizadas em diversas regiões e, neste momento de pandemia, suas atividades presenciais estão temporariamente suspensas.

< voltar