02/12/2019

Encerramento do Ano Jubilar Lassalista

Encerraram no sábado, dia 30 de novembro, as festividades do Ano Jubilar Lassalista – que teve seu início em novembro de 2018 e foi concedido pela Igreja, por meio do Papa Francisco, pelo Tricentenário da passagem de São João Batista de La Salle à vida eterna. Segundo o Provincial da Província La Salle Brasil-Chile, Ir. Olavo José Dalvit, o lema “um coração, um compromisso, uma vida” foi uma inspiração para revisitar o itinerário espiritual do Santo Fundador. “Ele soube ler sua vida e os acontecimentos com os olhos da fé e acolher a vontade de Deus a seu respeito. Foi vivenciado seu itinerário de compromisso em compromisso, mesmo quando a presença de Deus lhe parecia imperceptível”, comentou o Ir. Olavo.

Desde o início do ano, os alunos estiveram ambientados com o Ano Jubilar Lassalista. Começado pela volta às aulas, a Rede La Salle buscou ressaltar o compromisso que tem com os seus estudantes, de auxiliar na projeção de suas vidas não esquecendo do carisma deixado por La Salle, que com o seu grande coração, foi capaz de deixar como legado a sua educação de excelência.

Ação de Volta às Aulas

Ao longo do ano letivo, todas as Comunidades Educativas Lassalistas foram convidadas a sentir e viver a missão e a obra de São João Batista de La Salle por meio de atividades dentro e fora da sala de aula. Foram muitas e variadas as celebrações realizadas nas unidades lassalistas do Brasil, Chile e Moçambique, todas em sintonia com a programação elaborada pelo Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, como: o lançamento da biografia digital e interativa de La Salle e a Semana de La Salle, em que as Comunidades celebraram as missas do Ano Jubilar.

Houve ainda um encontro que foi realizado no Vaticano, junto com o Papa Francisco, onde alguns lassalistas (Irmãos, alunos, colaboradores e comunidade) puderam ouvir do Santo Padre o quanto La Salle foi um “inovador brilhante e criativo na visão da escola, na concepção do professor e nos métodos de ensino”. O período foi propício para fazer memória a La Salle que, junto aos primeiros Irmãos, deixou um riquíssimo legado pedagógico e espiritual.

Para finalizar, todas as Comunidades Lassalistas foram convidadas a realizarem uma Missa de Ação de Graças para o Encerramento do Ano Jubilar Lassalista. No dia 30 de novembro, mais de 200 pessoas, entre elas: Irmãos da região, Colaboradores e Comunidade Local Lassalista celebraram, na Capela São José, na Universidade La Salle, em Canoas/RS, o Encerramento do Ano Jubilar Lassalista. Um dos destaques da celebração, foi a presença e participação da Direção Provincial da Província La Salle Brasil-Chile. Em um clima de gratidão, compromisso e união, a missa foi marcada por momentos muito característicos do carisma Lassalista: acolhida, respeito e fé.

Na celebração, o Provincial, Ir. Olavo José Dalvit, relembrou a força de La Salle que ecoa por meio do tempo e é percebida até hoje no trabalho de todos os que estão ligados à sua missão: “La Salle foi magnífico e não tinha ideia que depois de 300 anos estaríamos comemorando sua obra. Ele se comprometeu com a educação, mas não com qualquer educação: a educação que forma para a vida, criando seres autônomos e responsáveis e que têm constantemente um olhar comprometido para que todos tenham vida”, finalizou.

A fim de guardar e compartilhar as memórias de todas as atividades feitas durante esse ano de comemoração, a Rede La Salle preparou um ambiente virtual com fotos e vídeos dessas celebrações. Clique aqui e confira o acervo digital do Ano Jubilar Lassalista.