22/05/2019

Biografia interativa de La Salle é lançada

No dia 10 de maio de 2019, a Rede La Salle lançou a versão em português da biografia internacional e digital do seu Fundador, intitulada “Caminhando Juntos”. Idealizada pelo Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, com sua sede geral em Roma, capital da Itália, a obra já foi publicada em quatro idiomas. Agora, em sua tradução para o português, poderá ser usada como ferramenta de pesquisa por quem quer saber mais sobre a história de La Salle, especialmente os mais de 52 mil estudantes e educadores da Rede La Salle no Brasil.

A biografia foi escrita em primeira pessoa, a partir do relato do Irmão Jean Jacquot, que foi aluno lassalista, integrante da primeira geração de Irmãos, que viveu e acompanhou La Salle do início até seus últimos dias. Ela traz em suas páginas a bravura com que o fundador da Rede, São João Batista de La Salle, e os primeiros Irmãos Lassalistas construíram a obra que mudou a educação no mundo inteiro e que continua relevante até os dias de hoje.

Caminhando Juntos” possui nove capítulos interativos, com centenas de conteúdos complementares, ricos em detalhes e informações que contextualizam historicamente os fatos, como fotos e documentos originais. Por isso, essa obra literária dá ao leitor a liberdade de escolher em qual assunto deseja se aprofundar e explorar nessa variedade de materiais extras.

Toda essa interatividade poderá ser usada como instrumento para atrair as novas gerações para o hábito da leitura, bem como para despertar o interesse pela vida e obra de La Salle, tornando-se uma fonte de inspiração para a continuidade da sua principal missão: educação acessível a todos.

Clique aqui e acesse o site para fazer o download e obter mais informações.

Entenda um pouco mais da biografia do fundador

O livro, de 45 páginas de relato, traz nove capítulos contando os diferentes períodos da vida de La Salle, enriquecidos por conteúdos complementares sobre sua obra. Em cada capítulo são levantadas questões do contexto histórico, tais como a forma como nasceu a primeira comunidade lassalista e as primeiras escolas, as dificuldades enfrentadas e, acima de tudo, a audácia com que João Batista de La Salle e os primeiros Irmãos construíram um projeto educacional comum, no qual comprometeram suas vidas inteiramente.

Confira os 9 capítulos da obra e os períodos da vida de La Salle em sucessão cronológica:

Capítulo 1: “Adoro em tudo a vontade de Deus a meu respeito” (1717-1719)

Capítulo 2: “Vocações inesperadas” (1679-1686)

Capítulo 3: “Algo está nascendo” (1686-1689)

Capítulo 4: “Lançando as bases” (1690-1691)

Capítulo 5: “Juntos e por associação” (1692-1694)

Capítulo 6: “Associados para as Escolas Cristãs” (1695-1701)

Capítulo 7: “Contradições no caminho” (1702-1710)

Capítulo 8: “Os caminhos de Deus” (1711-1714)

Capítulo 9: “O futuro do Instituto está em nossas mãos” (1714-1717)

Obs.: Cada capítulo é acompanhado por um resumo do seu conteúdo.

Os conteúdos complementares se encontram ao longo do texto, e tem a finalidade de auxiliar o leitor a obter um melhor entendimento sobre a história. São compostos por meditações e documentos lassalistas, apresentação dos 15 primeiros Irmãos, mais de 40 notas históricas, imagens e notas de referência.