29/07/2013

Emoção e reflexão resumem a JMJ 2013

O Brasil celebra a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com sede no Rio de Janeiro.  De 22 a 28 de julho, peregrinos de diversas partes do mundo estiveram no País para prestigiar a Semana Missionária, que contou com a presença do Papa Francisco.

A celebração foi antecedida pelo Encontro Internacional da Juventude Lassalista (EIJL), no qual o Colégio La Salle Abel, de Niterói/RJ, recebeu cerca de 500 pessoas, entre alunos, ex-alunos, funcionários e Irmãos lassalistas do Brasil e do exterior.

Após o Encontro, a JMJ foi permeada por momentos de grande emoção. A vinda do Pontífice pela primeira vez ao Brasil significou a vontade de ajudar o próximo e evangelizar sem medo. Nessa missão, os jovens são de grande valia, conforme destacou o Santo Padre: “Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem! Este é o caminho a ser percorrido por vocês!”

PAPA FRANCISCO –  A visita do Pontífice e a grande festa entre peregrinos oportunizaram vivências singulares, de acordo com o Provincial da Província de La Salle Brasil-Chile e Presidente da Rede La Salle, Ir. Jardelino Menegat. “Os diversos momentos de convivência e de partilha foram bem aproveitados e nos fizeram vivenciar a nossa fé cristã, aprendida na família e na escola. O encontro com o Papa Francisco, o primeiro papa latino-americano, representou para cada um de nós uma oportunidade para melhor reconhecer a presença de Deus no mundo, mas particularmente nos jovens.”

FEIRA VOCACIONAL – A Província La Salle Brasil-Chile esteve representada na Feira Vocacional da Jornada Mundial da Juventude. O estande lassalista atendeu diretamente 5000 pessoas e foi um dos 100 disponíveis no local.

“Foi um momento importante para divulgarmos nosso carisma, a missão da Congregação. Foi também uma oportunidade de encontro com ex-alunos do mundo inteiro, uma verdadeira festa”, considerou o Ir. Marcelo Salami, Diretor de Formação e Acompanhamento da Pastoral Vocacional. Quanto a vinda do Santo Padre, o Ir. complementou: “As palavras do Papa resumiram um pouco do que os jovens esperam. Uma Igreja mais voltada para fora dela mesma, indo ao encontro daqueles que precisam. O discurso e atitudes do Papa levaram identificação aos jovens.”

2016 –  O local anunciado pelo Papa Francisco para a próxima Jornada, daqui três anos, é a Cracóvia, na Polônia, ocasião já aguardada com muita expectativa.

Tópicos

JMJ