23/05/2022

Vida Religiosa

Final do 46º Capítulo Geral da Rede La Salle mundial

“Os dois grandes desafios do nosso tempo: o desafio da fraternidade e o desafio de cuidar da casa comum, só podem ser enfrentados através da educação. Ambos são, acima de tudo, desafios educacionais”. Assim falou o Papa Francisco durante um encontro com os Irmãos Lassalistas de todas as partes do mundo, na manhã do último sábado, 21.

O encontro com o Pontífice foi uma das atividades que encaminhou o encerramento desta edição do Capítulo Geral, que teve como tema “Construir novos caminhos para transformar vidas” e foi realizado em Roma, de 1º a 22 de maio.

Na ocasião, o Papa também elogiou a escolha do tema do Capítulo “como um canteiro de obras para novas estradas, que levam ao encontro de nossos irmãos, especialmente os mais pobres''. Mas, - continuou - sabemos que a ‘Via’, o caminho verdadeiramente novo, é Jesus Cristo: ao segui-lo, ao caminhar com Ele, nossas vidas se transformam, e nos tornamos, por sua vez, fermento, sal, luz”.

O Capítulo Geral é um dos momentos mais importantes do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, acontece na sede mundial da Rede La Salle, em Roma, e oportuniza às Províncias Lassalistas do mundo inteiro refletirem sobre a vida religiosa, a missão educativa lassalista e a formação pastoral.

Durante a Assembleia, os 70 Irmãos Lassalistas Capitulares presentes elegeram o 28º Superior Geral da Rede La Salle mundial: o Irmão Armin Luistro. Também foram eleitos o Vigário Geral, Irmão Carlos Gabriel Gómez Restrepo, e os Conselheiros Gerais, Irmãos Martin Digilio, Anatole Diretenadji, Ricardo Lagoda, Joel Palud e Chris Patiño, membros que comporão o Conselho Geral do Instituto no próximo período. O novo Conselho Geral ficará à frente da Rede La Salle mundial pelos próximos 07 anos, conforme o Regimento dos Irmãos. A última nomeação ocorreu em 2014, também em Roma.

Foram 22 dias de trabalho intenso, com muitos debates e aprovação de propostas que permitiram aos Irmãos Capitulares celebrarem a Missão Educativa Lassalista, assim como a festa de nosso fundador, São João Batista de La Salle, lembrando a todos os educadores, Irmãos e família lassalista sobre o comprometimento da Rede La Salle com a educação humana e cristã das crianças e dos jovens.

Representaram a Província La Salle Brasil-Chile, durante o Capítulo Geral, o Presidente da Rede La Salle, Ir. Olavo José Dalvit, o Reitor da Universidade La Salle, Ir. Paulo Fossatti, e o Diretor da Comunidade Religiosa La Salle – Talca, no Chile, Ir. Junior Schnorrenberger. Também da Província La Salle Brasil-Chile, acompanhou o Capítulo Geral o Irmão Paulo Petry, Conselheiro Geral da Região Lassalista da América Latina - RELAL no Instituto.

HISTÓRIA DO CAPÍTULO

Em 1694, São João Batista de La Salle convocou sua recém-formada comunidade de Irmãos para um encontro em Paris, na França. Hoje, mais de 320 anos depois, os Irmãos mantêm a tradição e se encontram mais uma vez para eleger o novo Superior Geral e o Conselho Geral, composto pelos Irmãos Conselheiros Gerais e pelo Vigário Geral. Durante o Capítulo Geral, também são definidos os desafios da Rede La Salle para os próximos 07 anos.

Com informações:

Vatican News (https://www.vaticannews.va/)

La Salle Worldwide (https://www.lasalle.org/)