01/08/2022

Projeto: Conhecendo a hidrografia de nosso estado

Projeto Ecológico: Conhecendo a hidrografia de nosso estado

GEOGRAFIA, BIOLOGIA E FILOSOFIA

hidrografia é a área da Geografia que estuda como estão distribuídas as águas do planeta, seja nos rios, mares, oceanos, lagos, geleiras e nos subsolos. Um tema muito importante de se trabalhar em sala. Nesse sentido é de grande valia conhecer um dos principais lagos do nosso estado, bem como ampliar a consciência ecológica, incentivando os cuidados com o meio ambiente.

Na saída de campo realizada pelas professoras Fabiane Meirelles (geografia), Aline Vargas Silveira Jaques (Biologia) e Grasiele Gomes Tassi (Filosofia) no dia 20 de julho os alunos puderam conhecer de perto um dos principais lagos de nosso estado através do passeio no barco Cisne Branco. – O Lago Guaíba, localizado na região metropolitana de Porto AlegreRio Grande do Sul, sendo o principal manancial de abastecimento hídrico da capital gaúcha desde sua fundação no início no século XVIII. Os principais objetivos dessa saída eram analisar como a ação antrópica (do homem) interfere nessa dinâmica e os prejuízos que ela pode causar, tanto ao meio ambiente, como à qualidade de vida da população mundial; Conhecer diferentes formas do uso da água, entre elas: pesca, navegação, abastecimento, geração de energia e irrigação e por fim desenvolver a pegada ecológica dos alunos, mostrando a importância dos recursos hídricos do nosso estado.

Dia 20/07/22 saída de campo no Cisne Branco