26/04/2021

Bibliotecas

Recriando a sala de aula

Recriando a sala de aula

Desde 2020, os professores possuem a missão de lecionar, pensar e desenvolver formas de tornar as aulas tão dinâmicas e atrativas quanto em sala de aula. Mesmo com o retorno das aulas presenciais em fevereiro, alguns alunos optaram por continuar no ensino remoto. No La Salle Abel, as aulas seguem em modo híbrido, fazendo com que os alunos se dividam entre aulas presenciais e virtuais, a fim de conter o avanço de casos da Covid-19. 

Auxiliar os estudantes a assimilarem o conteúdo e criar formas de entretê-los é um desafio. Pensando nisso, João Pedro Rangel Diniz, professor de História do 7º ano, criou uma cidade virtual no jogo online Minecraft, como forma de exemplificar como funcionavam os sistemas feudais durante a Idade Média. 

A intenção era fazer com os alunos tivessem contato com o conteúdo que dialogasse ao com algo que estivesse no cotidiano deles. A ideia foi tão aceita, que um dos alunos gravou uma respectiva parte da aula e publicou na plataforma de vídeos, TikTok e, até então, o vídeo já está com mais de mil visualizações. Para o professor, o sucesso “Está sendo uma possibilidade única de poder inspirar essas práticas em outros locais e divulgar o trabalho.” 

Confira a matéria reproduzida pela Rede Record RJ, onde o aluno e o professor comentam a repercussão da postagem:

Diniz já está habituado a propostas diferenciadas para suas aulas. Lecionando no La Salle Abel desde 2019, desenvolveu o Escape Room junto de Eduardo Levy, que é responsável pelo setor de Tecnologia Educacional do colégio. A atividade voltada para o Ensino Médio, consistia em um jogo interativo no qual um grupo de alunos descobria pistas de maneira cooperativa, realizando tarefas que atingiam um objetivo; na ocasião, o tema era Guerra Fria. Já em 2020, Diniz construiu atividades de ficção histórica. “Os alunos criaram narrativas como se estivessem vivendo os eventos da história”, conta. 

Os próximos passos já estão sendo construídos, uma vez que o professor está utilizando o Minecraft para desenvolver uma polis grega como forma de auxiliar os alunos a entenderem como funcionavam os modelos de civilização da Grécia antiga.

 

 

O mapa utilizado para ensinar o feudalismo foi disponibilizado por ele para que outros profissionais utilizem. Clique aqui para acessá-lo.

Por: Camila Reis | Colaborou: Lucas Rocha

Comunicação e Marketing La Salle Abel

< voltar