30/09/2015

Alunas são premiadas em feira de tecnologia

As alunas Júlia Blenda Pombeiro Bonella e Luísa Monaretto Pozzebon, do Ensino Médio do Colégio La Salle Carmo, conquistaram a terceira colocação na 11ª edição da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (FENECIT), na categoria Ciências Agrárias. A credencial é o passaporte para as jovens apresentarem o trabalho "Homeopatia na Agricultura" na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE): o projeto foi um dos dois únicos trabalhos selecionados para a próxima edição do evento, que ocorrerá em março de 2016. A FEBRACE é promovida pela Universidade de São Paulo (USP) e é uma das maiores Feiras de Engenharia da América Latina.

Uma história que iniciou em 2014

A FENECIT foi realizada em Recife (Pernambuco), na UNINASSAU, de 22 a 26/09. As estudantes foram selecionadas para o evento após terem sido destaque na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia - Mostratec 2014. Para a professora Daniela Boff, a relevância de eventos deste porte é de que os alunos tornem-se sujeitos do seu processo de ensino-aprendizagem, além de desenvolverem o hábito da leitura e da pesquisa investigativa: "o aluno tem a capacidade de levar o projeto adiante, apresentando-o em feiras nacionais e internacionais, conhecendo novas culturas, novas ideias, além de valorizar o aluno diante de todo o trabalho que foi realizado", afirma a professora de Química.

Para Luísa, a Feira foi uma grande experiência de vida. "Conhecemos muita gente interessante, muitos trabalhos científicos dignos de feiras internacionais. A Feira contemplou países além do Brasil e o erro era levado como uma chance de melhorar, sempre com uma aprendizagem nova", pondera a estudante. Júlia afirma que o tempo passou rápido demais: "Eu estava esperando por esta semana desde que ganhamos a credencial para a FENECIT na MOSTRATEC; tudo passou tão rápido que duvido que algum relógio, mesmo que descompassado, tenha acompanhado."

Coordenadora do Ensino Fundamental II e Ensino MédioCristiane Serra, afirma que são alunos assim que o Colégio planeja e exercita diante de uma construção plena: “A participação das alunas na FENECIT é resultado de um trabalho realizado com mérito das próprias estudantes, professores e Colégio. Trouxe às alunas experiência em ampliar seus conhecimentos por meio da prática, além da integração com estudantes de diversos estados e instigar ainda mais seus conhecimentos."

Acesse AQUI a galeria de fotos do evento.

Homeopatia na Agricultura
O grupo desenvolveu uma homeopatia capaz de substituir agrotóxicos. Foram realizados testes em pés de alface tratados com e sem a homeopatia que comprovaram a eficácia: a alface tratada com a homeopatia ficou com as folhas mais verdes e bonitas. O trabalho tem orientação da professora Daniela Boff, de Química, e do professor Ismael de Lima, de Física.

FENECIT
A FENECIT- Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia - teve sua primeira edição no ano de 2005, no município de Camaragibe - PE. Foi inspirada no movimento de feiras de iniciação científica para o Ensino Básico no Brasil, movimento esse liderado pela FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - USP - SP; MOSTRATEC - RS e CIÊNCIA JOVEM - PE. A partir de sua quarta edição, a FENECIT tem ampliado sua aceitação para projetos de todas as regiões do país. O evento tem por objetivo despertar nos alunos o interesse pela produção e saber científico, através da construção de projetos de pesquisas no cotidiano escolar. Busca, ainda, possibilitar o contato mais direto do estudante com o conhecimento científico produzido nas universidades do Brasil, além de incentivar a criatividade e inovação existente no estudante. Site oficial: www.fenecit.com.

FEBRACE
A FEBRACE é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, realizada anualmente pela Universidade de São Paulo (USP), com uma grande mostra de projetos. Desde 2003, tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Sua história é composta por alunos, professores, pais e escolas que, juntos, mostram à sociedade brasileira que aprendem a aprender, que podem querer e que podem fazer. Site oficial: www.febrace.org.br.

FENECIT