10/02/2020

Educação Infantil estreia novo ambiente

A educação de qualidade é fonte de desenvolvimento humano, cultural e sócio econômico; e o Colégio La Salle Carmo é desafiado a desempenhar um papel fundamental na educação das crianças e traduzir aspirações da sociedade e da missão institucional, que é formar cidadãos integrais mediante ações educativas de excelência e que os mesmos sejam responsáveis, ativos, participativos e empreendedores no contexto social onde vivem.

O ambiente educativo, por meio da infraestrutura, muito influencia na qualidade do ensino, pois é necessário que os estudantes se sintam bem em um lugar aconchegante, onde há organização, limpeza e principalmente recursos disponíveis suficientes para a exploração, concretização e aprofundamento no seu estudo. Nesse ambiente, a criança consegue estabelecer relações entre o mundo e as pessoas, tomando-o como base para explorar suas emoções, e o processo de ensino e aprendizagem

A implantação da infraestrura moderna da Educação Infantil do Colégio La Salle Carmo, em parceria com a Vazquez arquitetos e Construtora Treviso, tem como finalidade proporcionar oportunidades de desenvolvimento da identidade, da autonomia, de diferentes competências, por meio de um ambiente educativo que privilegia as interações, as brincadeiras e as experiências que promovem a aprendizagem.

O brincar é uma prática inerente à infância e é um direito da criança. Diante disso, percebemos a necessidade de reestruturar o espaço de convivência existente na educação infantil de nossa escola. Portanto, iniciamos estudos referentes a proposta pedagógica de Loris Malaguzzi, onde a criança aprende pelas experiências de ação e do fazer. Tal proposta é adotada na região Reggio Emília, Itália.

Após concluir o estudo desenvolvemos o projeto de um ambiente com espaços flexíveis, menos rígidos e mais acessíveis para desenvolver infinitas experiências. Estes espaços não estão dentro de um padrão formal de uma ordem funcional, mas com dimensões múltiplas que coexistem. Este ambiente foi construído através da fusão de pares opostos (interior e exterior, formalismo e flexibilidade), oportunizando aprendizagens ricas e complexas. Tais espaços promovem experiências: lúdicas, criativas, simbólicas, de interação e de variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo.