06/11/2015

Ensino Médio

DICAS DE REDAÇÃO E LÍNGUA PORTUGUESA ACAFE

DICAS DE REDAÇÃO E LÍNGUA PORTUGUESA ACAFE

DICAS DE REDAÇÃO E LÍNGUA PORTUGUESA ACAFE


INSTRUÇÕES GERAIS PARA A REDAÇÃO 
01. Elabore uma redação de 20 a 30 linhas, 
usando o espaço próprio na Folha de Redação. 
02. Faça uma revisão do texto antes de passá-lo à folha definitiva. 
03. Na sua redação, você deve: 
- observar o espaçamento adequado entre as palavras, respeitando os parágrafos; 
- utilizar linguagem clara, seguindo as normas do português-padrão, redigindo com letra legível e usando somente caneta de tinta azul ou preta. 
Cada redação é corrigida por dois avaliadores, de forma individual e sigilosa. A nota do candidato é uma média das duas pontuações. Segundo a professora Cyntia de Oliveira e Silva, da Oficina da Palavra, é difícil chutar o tema da redação na Acafe, já que o edital dá poucas diretrizes sobre a proposta que será entregue. Para ela, o que se percebe é um foco nos temas atuais e regionais.

— A Acafe gosta bastante de imagens, então o candidato também tem grandes chances de encontrar uma charge, uma foto ou um quadrinho. Além disso, a redação costuma trabalhar com temas atuais e muito locais, mas nada impede que o assunto seja de interesse global

Valem pontos na redação:

• Capacidade de compreender a proposta e aplicar conceitos para desenvolver o tema ;
• Demonstração de domínio da norma padrão da língua escrita ;
• Defesa bem elaborada de um ponto de vista a partir dos fatos e informações ;
• Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

 

LÍNGUA PORTUGUESA
*Questões que envolvam a substituição de um nexo por outro mantendo o sentido original da frase em que ele está inserido (atenção especial para as conjunções adversativas, concessivas, temporais, causas e consecutivas).
*Análise Sintática: identificação de aposto, vocativo, adjunto adverbial e os complementos verbais Objeto Direto e Indireto. Substituição do Objeto Direto e indireto por seu pronomes correspondentes (o,a,os,as,no,na,nos,nas,lo,la,los, las,lhe, lhes)

*Questões de Anáfora (retomada de termos anteriormente citados no texto, por isso revise uso dos pronomes pessoais do caso oblíquos na função de Objeto Direto e Indireto. Lembre-se de que o pronome lhe e lhes somente podem substituir objeto indireto pessoa,ao passo que o,lo,no (a) substituem objeto direto pessoas ou coisa.

*Concordância verbal(flexão de verbos para o plural) Reveja o uso de haver,fazer,parecer e ser.

*Questões que envolvem o reconhecimento na norma culta padrão.Nesse tipo, você deve verificar todos os conteúdos gramaticais.Normalmente, os erros são de acentuação,crase,uso do pronome relativo e vírgula. Atenção especial para a flexão do verbo em relação ao sujeito da frase.

* Variação linguística (nível culto, coloquial, gíria, regionalismo, etc.)

 

 

< voltar