01/09/2020

Acampadentro

Acampadentro Os alunos do Colégio La Salle Xanxerê participaram de um Dia da Família muito especial com o projeto Acampadentro.

Em meio à pandemia o Colégio La Salle busca constantemente inovar as atividades pedagógicas, buscando alternativas para não deixar as crianças caírem na rotina, e mantendo a realização de atividades diferenciadas.

Anualmente, o Colégio propicia momentos vivenciais para celebrar o Dia da Família. Devido ao atual cenário, o projeto precisou ser inovado, porém manteve a sua essência. O Acampadentro aconteceu na última sexta-feira (28), na qual as crianças e suas famílias participaram de um encontro online, através da plataforma do Google Meet. A noite contou com muitas apresentações e alegria, cada turma em sua sala de aula virtual. A atividade foi proposta para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

De acordo com o La Salle, o Acampadentro nada mais é que acampar dentro de casa. A ideia era dormir fora do quarto para quebrar a rotina e tornar tudo mais divertido, além de fazer algumas brincadeiras de acampamento para tornar a experiência ainda mais inesquecível.

- No momento no qual estamos vivendo, não sair de casa é um ato de amor. Isolar-se socialmente é a melhor alternativa para evitar a propagação do coronavírus (Covid-19). Por esse motivo precisamos ficar dentro de casa e acreditarmos que logo isso vai passar. Ficar em quarentena mexe com o psicológico de muita gente, por esse motivo nós, enquanto escola, buscamos maneiras de não cair na rotina e de nos aproximarmos ainda mais das famílias e estreitar os laços com as crianças – afirma o colégio.

Uma das famílias que participou do projeto foi a do aluno Vitor Loriatti Guerini, 9 anos, que gostou tanto da ideia, que acabou sendo difícil desfazer as barracas depois. A mãe, Maria Claudete Loriatti, conta que apesar de a família já ter acampado do jeito convencional outras vezes, foi uma experiência muito diferente.

- Já acampamos outras vezes, mas esta foi diferente. O nosso quintal é grande, desenvolvemos diversas atividades em nosso Acampadrentro, jogamos bola, cartas de adivinha, lemos histórias e contamos piadas. Repetimos as atividades diversas vezes e não estávamos conseguindo desmontar as barracas. – conta Maria.

O Acampadentro é também uma forma de movimentar a rotina de toda a família, assim como as demais atividades propostas aos pais e alunos. São ideias de como fazer coisas divertidas mesmo na pandemia, de uma forma simples, dentro de casa ou no próprio quintal.

Para o acampamento do final de semana foi o Vitor quem escolheu o cardápio, e o irmão Mateus, 15 anos, fez o assado na churrasqueira. Segundo a mãe dos meninos, toda essa dinâmica foi muito legal e proveitosa, e para o filho menor é muito bom poder participar de atividades com os colegas e rever a professora, que ele tanto adora, mesmo que à distância.

- Não foi fácil a adaptação, teve dias que ele chorava de medo de que eu e o Almir saíssemos para o trabalho e pegássemos o vírus. Dias em que não queria fazer aula on-line, porque não aguentava mais. Muita conversa, muito carinho, foi e está sendo o motivo para seguirmos em frente. Esse Acampadentro para nós foi maravilhoso, pelo fato de que pudemos participar com ele, interagir com a professora e fazer uma noite especial. E dormir todos na barraca duas noites seguidas, valeu a pena. Agradecemos ao La Salle por proporcionar esse momento em família – declarou a mãe.

Assim como a família Loriatti Guerini, muitas outras também participaram da atividade. Confira alguns registros: