19/11/2019

Final do Projeto Eduemprèn

Durante o ano o Colégio La Salle Xanxerê participou do Eduemprèn. Esse projeto surgiu na Universidade La Salle Ramon Llull, em Barcelona, e foi aplicado no Brasil pela Universidade La Salle Canoas. O projeto tem como objetivo principal oportunizar noções de empreendedorismo social aos alunos da 2ª Série do Ensino Médio, para potencializar os verdadeiros agentes da transformação social. Os alunos foram desafiados a pensar em soluções concretas para diferentes problemas sociais, através da criação de Startups.

No dia 09/11, na Universidade La Salle Canoas, 14 equipes de sete escolas Lassalistas participaram da etapa final do Eduemprèn. Os alunos apresentaram as suas ideias, no formato pitch, com 5 minutos para falar sobre o projeto e responder aos questionamentos de um júri formado por profissionais do mercado. Os alunos do Colégio La Salle Xanxerê participaram desta etapa por videoconferência, devido aos alunos participarem do ENEM no dia 10/09.

O Colégio La Salle Xanxerê participou com duas equipes, as quais apresentaram os seguintes problemas: primeira equipe BioExplenergia, uma empresa que projeta condomínios sustentáveis, sustentabilidade em condomínios não significa apenas reduzir gastos financeiros, mas também melhorar a qualidade de vida das pessoas e preservar o meio ambiente. A segunda equipe, AIVVER criou um aplicativo que tem por diferencial auxiliar a saúde do usuário mediante administração de alimentos, fundamentado em códigos de barras contidos em alimentos.

A equipe vencedora do Eduemprèn de 2019, foi a equipe Starthunder, do Colégio La Salle Canoas, com o produto AquaCup, uma garrafa que filtra a água não-potável por meio de carvão ativado. A ideia vencedora ganhou uma viagem à Barcelona em 2020, para participar da edição espanhola do Eduemprèn. Parabenizamos todos os alunos e o professor Alessandro Cesco, do Colégio La Salle Xanxerê pela dedicação nesse importante projeto, que se mobilizaram para solucionar problemas da nossa sociedade.