21/11/2017

Literatura em cena

O estudo literário proporciona a aprendizagem de parte expoente da cultura nacional. Posto isso, é relevante oportunizar momentos de análise e de reflexão acerca dos principais estilos de época, bem como a respeito dos mais influentes escritores e suas obras.

Considerando isso, os alunos das segunda e terceira séries do Ensino Médio do Colégio La Salle leram, na íntegra, romances expressivos do Modernismo: “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos e “A Hora da Estrela”, de Clarice Lipector.

Na subsequência, elaboraram, em equipes de trabalho, peças teatrais. Para isso, preliminarmente, estudaram o gênero dramático e compuseram roteiros – adaptação dos romances.

Após organização técnica, aconteceu nos dias 14, 16 e 17 de novembro o “Literatura em Cena”–  projeto de dramatização de clássicos da Literatura Brasileira, sob orientação e supervisão do prof. Me. Ademir Paulo Giraldello.

Com a sequência didática, os alunos tiveram oportunidade de aprofundar o conhecimento teórico a respeito do Modernismo, bem como de analisar características literárias modernistas presentes nos romances. Além disso, houve prática de leitura e de escrita, com desenvolvimento e aprimoramento de competências e habilidades leitoras/escritoras.

“O projeto, em geral, foi um sucesso. Trabalhos como esses são extremamente válidos. Por um lado, os alunos (de)mo(n)stram, na prática, suas aprendizagens. Por outro, ao mobilizarem conhecimentos de diferentes áreas do saber, como os de Arte, Geografia, História, o que configura interdisciplinaridade, rompe-se com a divisão estanque das disciplinas.”, ressalta o professor Giraldello.

Há a intenção de ocorrer a segunda edição do evento no próximo ano.