22/08/2016

Intercâmbio educativo na Europa

São muitas as boas lembranças de uma viagem de estudos que passou por Londres, na Inglaterra, e por Paris, na França. Quem vivenciou esse itinerário recentemente foi um grupo de alunos do Colégio La Salle Xanxerê.

Ao todo, foram 15 dias de intercâmbio, com 60 horas de aulas de Inglês e passeios culturais, com foco na internacionalização dos alunos. A viagem resultou da parceria entre o La Salle e o programa Cultural-Linguístico da Life Intercâmbios, empresa conveniada junto à Associação Nacional de Escolas Católicas (ANEC). Outros estudantes de escolas da Rede La Salle no Brasil também embarcaram para este desafio.

O contato e o convívio com novas culturas em período intensivo despertaram nos jovens a importância da vivência internacional e da proficiência linguística. Para o Colégio La Salle, que faz parte de uma rede de ensino presente em 77 países, aproximar os estudantes desse contexto é abrir os horizontes do aprendizado.

Os participantes destacaram a riqueza da experiência, que marcou suas vidas com momentos de integração, amizade, autonomia e novos aprendizados. Para a maioria, foi a primeira vez longe da família e fora do país, uma oportunidade para fortalecer o senso de responsabilidade.

Veja depoimentos dos alunos do La Salle Xanxerê que participaram da viagem!

“A experiência superou as expectativas. Voltamos mais independentes, mais responsáveis, com a convicção da importância de continuar estudando Inglês e o desejo de realizar novamente uma experiência de intercâmbio no exterior, provavelmente com o tempo maior.” –  Mariana da Costa Zatta (2ª EM)

“A experiência foi muito positiva para todos nós. Voltamos mais maduros, mais responsáveis. Durante o Intercâmbio precisamos nos virar com tudo, comunicação, cuidar do nosso quarto, lavar nossa roupa.  As aulas eram muito interativas. Foi uma experiência marcante que vamos levar para o resto de nossa vida.” – Paula Eduarda Detoni (3ª EM)

“O que nós vivemos e conhecemos aqui no Brasil é muito pouco do que há no mundo inteiro. O contato e a integração com pessoas dos cinco continentes, com ideias e costumes diferentes, valeu muito.” – Gustavo Luís Hensel Coltro (2ª EM).

“Eu não havia saído do Brasil ainda e meu sonho era conhecer Londres. Então estar lá, conhecer cada canto e ter a oportunidade de estudar em uma escola inglesa foi mágico. Voltei mais responsável, convicta da importância de continuar estudando Inglês.” – Geórgea Vitória Mattielo Valentini (2ª EM).

“Eu gostei muito das interações que tivemos com as pessoas, com quem continuo a manter contato aqui no Brasil. Para mim, além da oportunidade de aprimorar o meu Inglês, isso foi muito significativo e marcante.” – Victor Goularte Grosskopf (1ª EM).

Mais informações:

Colégio La Salle Xanxerê – Av. La Salle, 758 – Bairro La Salle – (49) 3441-7800. Acesse também www.lasalle.edu.br/xanxere