26/11/2019

Matemática sem mistério, sem traumas

Esta é a proposta das novas abordagens metodológicas no ensino de Matemática, no Colégio La Salle. As situações problema saem do livro didático e povoam o mundo real e o aprendizado se torna mais significativo. Os problemas reais dão o ritmo e a ordem do aprendizado das bases esperadas para cada nível.

As Metodologias Ativas transformaram as aulas e tornaram o aprendizado da Matemática descomplicado, prazeroso e significativo. “Sempre partimos de algo que já dominamos. No Projeto das Plantas Baixa das Casas, realizado com as turmas dos oitavos anos, concentramos conhecimentos como área, regra de três, conversão de medidas, delimitação e noção de espaço, entre outros. Isso é o que chamamos de hibridização, ou seja, as conexões dos conhecimentos”, lembra a professora Eliane Mariussi.

Outro Projeto desenvolvido foi de medições, seguindo o Teorema de Tales. “O objetivo era investigar a altura de objetos a partir da sombra projetada. Os livros didáticos trazem o problema do contexto do Egito para medir as Pirâmides. Aqui, não temos pirâmides, então, aplicamos o raciocínio ao que faz parte da realidade deles. Assim, os estudantes foram encontrando caminhos diferentes para resolver o problema real”, explica Rúbia França.

Esta metodologia desenvolve nos alunos uma visualização mais ampla do problema. “Eles problematizam mais rápido com a aplicação do que quando ficam imaginando. No Projeto de Plantas Baixas, a princípio era para desenvolverem plantas populares, mas eles pediram para flexibilizar e ao deixar em aberto o tipo de planta, o trabalho ganhou outras dimensões”, diz a professora Eliane.

Estas estratégias desenvolvem outras habilidades. “Naquele momento, aconteceu muita empatia entre eles, troca de conhecimento e um senso colaborativo muito forte. Foram projetos diversos, por exemplo, sobrados, populares, conjuntos... quando eu acolhi o desejo deles, naturalmente desenvolveram muitas habilidades, eu me emociono com isso! A criatividade foi enorme”, compartilha a professora Eliane.

O objetivo é compreender a lógica e ser capaz de aplicá-la em qualquer realidade. “A metodologia aprimora a interpretação dos problemas. Isso pode ser constatado no último simulado com questões que traziam situações que resolvemos no Projeto prático. Como no Projeto eles usaram diversas estratégias para encontrar uma solução, interpretar aquela questão do exame foi muito tranquilo”, defende Rúbia.

Estes experimentos matemáticos dão aos alunos a dimensão do conhecimento real. “Depois que o aluno vivencia estas bases matemáticas num experimento, quando ele for para o mercado, fará as conexões, mesmo que o problema a ser resolvido seja outro”, defende Eliane.

As metodologias além de descomplicar a Matemática, trouxeram mais alegria na hora de ensinar e aprender. “A professora trabalha mais feliz e conta com estudantes mais felizes. Estar em sala com eles é muito gratificante, eu não quero saber de outra coisa porque eu sei que meu estudante está satisfeito”, comemora Eliane. E a professora Rúbia aposta no sucesso da estratégia. “Acredito que estamos no caminho certo, mesmo que exija muito mais dos professores e alunos, temos que continuar... porque estas habilidades são as esperadas para que eles estejam prontos para o mundo”, finaliza.