12/06/2019

Lassalista nota 960 em redação almeja Força Aérea

Após 14 anos estudando no Colégio La Salle Toledo, o lassalista Paulo Henrique Bortolotto Beal está cursando Engenharia Elétrica na Unioeste, em Foz do Iguaçu. O estudante atingiu 960 pontos na redação do Enem! Com o resultado, foi mais fácil ingressar no curso que lhe agrada, mas o foco vai além: ser aprovado na Academia da Força Aérea Brasileira. Desde 2016, quando começou a se interessar pela aviação, já estava se preparando para a prova, porém no ano passado quando concluiria o Ensino Médio, não conseguiu fazê-la. “O período em que aconteceu a prova coincidiu com outros compromissos escolares, então não consegui fazer”, relembra ele. Nesse período focou nos estudos e leituras para conseguir um bom resultado no Enem. Ele deu algumas dicas que o ajudaram na composição de sua redação, e ótimo resultado: “Muita prática! As aulas de produção de texto são essenciais para se obter bons resultados, mas não devemos nos restringir à elas para praticar. Conseguir ter o parágrafo em mente antes de redigi-lo é outro fator que me ajudou muito. E só consegui isso, pelo hábito da leitura: sem leitura é impossível escrever bem. Rascunhar tópicos que devem ser abordados na redação também são muitos importantes!”, aponta Paulo. O lassalista ressaltou que fez e faz muita diferença cada um dos professores que passou por sua vida. “Não posso destacar um ou dois, preciso agradecer a todos igualmente. Foram muito importantes. Deixo aqui toda minha gratidão”.

A prova seletiva para entrar na Força Aérea será no próximo dia 23, e é composta por várias etapas, entre elas, provas escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Física e Redação; inspeção de Saúde (INSPSAU), Exame de Aptidão Psicológica (EAP); Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e validação documental. “São 25 vagas para aviação. Tenho certeza do alto grau de dificuldade, mas estou no caminho. E o curso de engenharia elétrica também tem se mostrado uma forma de estudar mais a fundo, pois tem conteúdos de áreas afins”, conclui.