20/11/2013

Dia Nacional da Consciência Negra

Na última quarta-feira foi realizada Reflexão Participativa em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. Orientados pelo professor de História e Filosofia, Paulo Trussardi, alunos construíram cartazes e leram trechos explicativos sobre a importância desta data. Salientaram também a necessidade de lutarmos pela igualdade entre raças e fim da segregação, abrindo espaço para a discussão sobre a polêmica liberação de cotas para afrodescendentes em diversos Concursos.

"No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.
O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país."

Fonte: Disponível em: http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-nacional-da-consciencia-negra.htm. Acesso em: 20 nov. 2013.