04/06/2013

Ensino Fundamental II

Cultivo de Microrganismos

Uma experiência prática de cultivos de microrganismos foi destaque das aulas de ciências das turmas de 7° ano. Os alunos primeiramente receberam copos plásticos contendo um meio de cultura sólido, composto de caldo de carne e gelatina incolor. Após, coletaram diferentes amostras em diversos pontos da escola (mesas, paredes, maçanetas, traves de goleiras) e em objetos pessoais (canetas, moedas, sola do tênis). Com as amostras então inseridas no meio de cultura, os copos foram guardados em ambiente adequado, no laboratório de biologia, por uma semana. Ao final do período, os estudantes analisaram o material e verificaram a presença de fungos e bactérias em todos os meios. A professora Morgana, responsável pela atividade, ressaltou: "Com estes resultados os alunos puderam discutir a importância dos hábitos de higiene, compreendendo que objetos do cotidiano podem conter várias ameaças a nossa saúde".