Ensino Médio

Ensino Médio

Nesta fase final do ensino básico, a proposta do Ensino Médio é aplicada de forma que privilegia o pensamento crítico e do aprofundamento dos conhecimentos. Com o apoio de professores especialistas, altamente qualificados, os educandos são desafiados em sua prática pedagógica a construir o seu conhecimento a partir do uso de diferentes tecnologias, metodologias inovadoras, práticas em laboratórios, entre outros recursos. Nessa dimensão da aprendizagem, mais do que aprender conceitos e fórmulas, próprias das áreas do conhecimento, o educando é estimulado a resolver situações-problemas, a fim de encontrar o seu lugar no mundo. Assim, nossos jovens constroem um aprendizado permeado por habilidades e competências que os fazem a ter um espírito de senso crítico e tomada de decisões que envolvem seu protagonismo de estudante e cidadão socialmente responsável.

 

Somos La Salle Caxias

Principais Projetos Desenvolvidos

  • Aluno Superação 9.0
    Fechar

    Aluno Superação 9.0

    A partir da perspectiva da cultura de estudo, o  Colégio La Sallle Caxias busca reconhecer o esforço daqueles alunos que primam pela excelência nos seus resultados de aprendizagem, obtendo média  acima de 9 no seu resultado trimestral. 

  • Cultura de Estudo
    Fechar

    Cultura de Estudo

    O incentivo à Cultura de Estudo está alicerçado na Matriz Institucional. Os educandos são desafiados a ter autonomia e protagonismo no exercício do estudo, a fim de alcançar a excelência estudantil lassallista. 

  • Imersão em Universidades
    Fechar

    Imersão em Universidades

    A imersão às universidades faz parte do programa de discernimento e orientação profissional que os educandos vivem ao longo da trajetória escolar do Ensino Médio.

  • Preparação para o Enem e vestibulares
    Fechar

    Preparação para o Enem e vestibulares

    Entre as várias perspectivas pedagógicas que entrelaçam a proposta do Ensino Médio, a preparação ao ENEM e Vestibulares está vinculada nas práticas diárias e nos diferentes projetos de aprendizagem. Dessa forma, ao longo do Ensino Médio, os educandos ficam habilitados  com diferentes  modelos de atividades avaliativas externas. 

  • Colaboração no processo de escolhas profissionais
    Fechar

    Colaboração no processo de escolhas profissionais

    O processo de orientação profissional acontece ao longo de todo o Ensino Médio. De uma forma gradual, em  cada série é proposto uma imersão, iniciando sempre com um processo de autoconhecimento e, ao poucos, explorando o universo do mundo profissional. Ao final, no último ano do ciclo do Ensino Médio, é ofertado aos educandos um processo de acompanhamento com um profissional que irá acompanhar as decisões de escolhas, apoiado em testes próprios para o discernimento vocacional.

  • Iniciação Científica
    Fechar
    Sala Interativa
    Qual é o problema?
    Open School
    La Salle no tempo

    Iniciação Científica

    Além da perspectiva de sala de aula que está baseada no modelo científico, existem inúmeros movimentos de projetos pedagógicos que fomentam o espírito científico nos educandos, como; Open School, Qual é o Problema, Sala Interativa, La Salle em Cena, entre outros.

  • Apoio Pedagógico
    Fechar

    Apoio Pedagógico

    Os educandos que apresentam necessidade de apoio extra para alcançar os objetivos de  aprendizado, a escola promove momentos de Apoio Pedagógico, a fim de que as dúvidas sejam sanadas.

  • Cursos de Extensão
    Fechar

    Cursos de Extensão

    Acreditando no processo de habilidade e competência que cada educando apresenta, a escola promove alguns cursos de extensão com a parceria de algumas universidades,  com vistas ao processo de qualificar o currículo e as escolhas profissionais. 

  • Desenvolvimento Humano
    Fechar

    Desenvolvimento Humano

    Além da formação cognitiva, a escola, pautada pelos princípios lassallistas, oferece a dimensão do desenvolvimento humano no cotidiano dos alunos. Junto à capacidade técnica que ofertamos, é desejo da Rede La Salle que os educandos possam ser também cidadãos éticos e socialmente responsáveis.