Breve histórico do Colégio La Salle Caxias

O Colégio La Salle foi fundado em 14 de fevereiro de 1936, graças à iniciativa da Associação de Ex-alunos do Colégio Nossa Senhora do Carmo que se mobilizou para prover fundos à novel instituição. Com os recursos levantados, foi adquirido um terreno junto à Av. Rio Branco, nº 07, esquina Av. Itália, bairro São Pelegrino. No referido terreno, na época rural, existia uma marcenaria que foi transformada em duas salas de aula, secretaria, sala dos Irmãos Lassalistas e recepção.  Em 1958, com a criação do Curso Ginasial, foi preciso ampliar a Escola La Salle com a aquisição do atual endereço, na Rua La Salle, 1004. Neste mesmo ano, 1958, com as presenças do Dr. Ildo Meneghetti, Governador do Estado, Sr. Ariosto Jaeger, Secretário da Educação, Sr. Euclides Triches, Secretário de Obras Públicas, Dom Cândido Maria Bampi, Bispo Auxiliar de Caxias do Sul, do Pe. Eugênio Giordani, foi lançada a pedra fundamental do atual prédio do Colégio La Salle. Em 1960 foi criada a comunidade dos Irmãos Lassalistas. Próximo à Igreja São Pelegrino, existia o antigo “Parque Hotel”, que foi alugado pelos Irmãos para ali estabelecerem sua residência. A construção do novo prédio seguiu vagarosa, apenas em março de 1964 efetuou-se a transferência definitiva do Colégio para o seu novo endereço. A partir desta inauguração, o Colégio prosseguiu na sua caminhada educativa. Em 1963 foi fundado o Grêmio Estudantil. Em 1968, a criação da Associação de Pais e Mestres. Em 1970, criação da Pré-Escola e 2º Grau Noturno. Também, neste ano, foi adotado o regime misto de alunos. Em 1975 foi criado o Clube de Mães. O Ginásio de Esportes foi inaugurado em 1977. O Curso de 2º Grau diurno foi instalado em 1979. Em 1982, criação do Centro de Professores. Hoje, o Colégio oferece os cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com 1065 alunos, 110 professores e funcionários. Pertencente à Rede Lassalista, o Colégio La Salle visa proporcionar uma educação humana e cristã, caracterizada pela seriedade da formação e pela qualidade no processo de apropriação e produção de conhecimentos. Sua atual diretoria é constituída: Ir. Ivan José Migliorini, Diretor; Prof. Fábio Tioni Karling, Presidente do Centro de Professores, Sr. Sandro da Cruz, Presidente da Associação de Pais e Mestres e aluno Leonardo Boff de Oliveira, Presidente do Grêmio Estudantil La Salle.

 

Clique aqui e conheça a Síntese Histórica do Colégio La Salle Caxias

Orientação

Sob a orientação da Rede La Salle, à frente de seu tempo, o La Salle Caxias conta com um projeto pedagógico embasado em princípios e orientações metodológicas atualizadas. Desde seus inícios, a inovação e a praticidade de sua pedagogia foram competências essenciais para a sua renovação através dos tempos. Ao priorizar o rigor da qualidade de seu ensino-aprendizagem nos cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Turno Integral, o La Salle Caxias abre-se também a outras atividades de formação integral, extracurriculares, como: ballet, clube de idiomas, escolinhas de esportes, natação, coros, robótica e games matemáticos, teatro e violão.

Informações Gerais

O Colégio La Salle Caxias atende a uma matrícula de 947 alunos, oriundos de 804 famílias que residem de 77 bairros de Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha. O quadro docente é de 52 professores. Funcionários somam 40. Localizado no bairro São Pelegrino, rua La Salle, 1004, quanto à sua área física, além de suas salas de aula e pátios amplos, o Colégio dispõe de auditório, biblioteca, capela, ginásio de esportes, laboratórios, parque infantil, salas de música, de dança, interativa e de recreação.

Reinventando-se para os novos tempos

Com o intuito de ser uma instituição que responde com criatividade, e inovação, reinventando-se para os novos tempos, concebe na sua matriz pedagógica a produção e apropriação do conhecimento, valorizando a capacidade humana de aprender continuamente. Proporciona uma educação que visa ao desenvolvimento integral da pessoa, enfatizando as aprendizagens significativas, a interação e o diálogo e o fortalecimento de valores ético-cristãos. Operacionalizando esta filosofia orientadora, aciona seus projetos especiais, a saber: projetos do Portal Educacional, Fórum Formação de Pais, Grupo de Jovens, Jornadas Pedagógicas e de Formação, Feira do Livro, Projeto Líderes para o Século XXI, Robótica Curricular, Open School, Viagens Culturais, Grand Prix do Conhecimento, Matemática através de games e desafios, Mind Lab e Olimpíadas.

Organização

A escola ao priorizar uma educação humana e cristã de excelência para crianças e jovens, não prescinde de uma boa organização a partir de seu organograma. Este, se expressa em duas supervisões, educativa e administrativa, sob a chancela da Direção e Conselho Pedagógico-administrativo. Nesta configuração orgânica, podemos destacar os Serviços de Coordenação Pedagógica, de Orientação Educacional, Coordenação de Turno e Serviço de Pastoral. Há também os serviços de Secretaria, Biblioteca, Multimeios, TI e Laboratórios. A Supervisão Administrativa gerencia o serviço administrativo, os Recursos Humanos e Serviços Gerais. Recepção, Segurança, Reprografia, Manutenção e Limpeza garantem um ambiente adequado aos estudos e ao cultivo de uma gestão eficiente e eficaz.

Agremiações

Um organismo educacional se constitui num conjunto de objetivos e pessoas. Em especial, pessoas que compartilham da missão e visão. Merecem destaque as agremiações proativas que buscam a sua melhor maneira de colaborar com a escola. São elas: CEPELS, APM, Grêmio Estudantil, Clube de Mães, Coro e Escolinhas.

La Salle Caxias

Sua trajetória exitosa de oito décadas de história o qualifica na galeria das instituições que significam. Uma Escola onde seus alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio são orientados a sua estatura cidadã, na vivência de valores consistentes e, sobretudo, na construção de um projeto de vida, sentido de viver. E para um sonho se eternizar – educação humana e cristã de excelência – é preciso muito talento, parcerias, dedicação, dentre outros. Fatos, realizações, credibilidade, superações, sintonia social são sinais tangíveis que atestam o inventário de uma bela história construída a serviço da educação. Em tudo, Deus seja louvado!