24/08/2016

Ensino Fundamental II

Simulando a Erosão Hídrica do Solo

As experiências práticas contribuem significativamente na construção do conhecimento, permitindo observar, analisar, testar e prever resultados. Assim, as turmas de 6° ano realizaram uma simulação, auxiliadas pela professora Morgana, no Laboratório de Biologia, sobre o efeito da erosão hídrica no solo e a importância da cobertura vegetal. Os alunos prepararam três sistemas de solo, utilizando garrafas PET: o primeiro continha uma vegetação, o segundo matéria orgânica em decomposição e o terceiro apenas o solo exposto. Ao derramar água nas garrafas inclinadas, simulando a chuva, os alunos obtiveram diferentes líquidos. Analisando então a transparência e a turbidez dos líquidos, os estudantes observaram que o produto do primeiro sistema, coberto pela vegetação, era mais claro e límpido do que os outros. Compreenderam, por fim, a importância da manutenção da vegetação nativa no meio ambiente, como forma de proteger o solo e o ecossistema em que ele está inserido.

Tópicos

6° AnoCiências