12/07/2013

Conversas Cruzadas - Maioridade Penal

No dia 12 de julho de 2013, foi realizado na Escola La Salle Esmeralda, com as turmas 71, 72, 73, 8ª e 81, o debate referente à Redução da Maioridade Penal.
Participaram deste movimento os senhores Acir Luis Paloschi (Assessor de Gabinete do Deputado Olibonni), Tadeu Menna Barreto (Conselheiro Tutelar da Região), e senhora Geraldine Fontana (Psicóloga do CPCA).
Esta proposta nasceu após ter trabalhado com os alunos, das turmas referidas, o tema da Campanha da Fraternidade 2013 (Fraternidade e Juventude). A dinâmica deste foi em grupos. Cada grupo escolheu seu tema e apresentou em forma de pesquisa e também com fundamentos teóricos.
Dito, surgiu a questão da MAIORIDADE PENAL. As turmas aprofundaram o assunto através de leituras de textos, vídeos com diferentes opiniões para que pudessem analisar os prós e contras neste assunto. Em decorrência, decidimos realizar as Conversas Cruzadas, para dialogar com pessoas de áreas de saberes distintos, provocando ainda mais discussões sobre este tema polêmico, que afeta não só os jovens, mas sim, a sociedade como um todo. O tema Redução da Maioridade Penal passa por questões no campo da educação, segurança pública, direitos humanos, entre outros.