Coordenação Pedagógica

É de responsabilidade da Coordenação Pedagógica a coordenação do grupo de educadores, tendo como objetivos fornecer instrumentos para estudo e reflexão do fazer pedagógico, orientando-os na seleção e uso de técnicas, estratégias, procedimentos e indicadores no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, é tarefa do setor promover o conhecimento e aplicação do Projeto Político Pedagógico e dos princípios e fundamentos da educação lassalista.

 

Responsável: Michele Barbosa

Coordenação Pedagógica:


Orientação Educacional

O Serviço de Orientação Educacional possui um plano de trabalho que tem como prioridade a parceria entre Escola e família/responsáveis.

O setor também integra parceria com o Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (NASCA) e com o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis (CPCA). A ajuda destes órgãos tem colaborado muito com a Escola no atendimento às crianças com dificuldades cognitivas e sócio-educativas por profissionais da área, sendo uma preciosa colaboração ao trabalho docente. Além disso, estes serviços encaminham famílias aos projetos do Governo Federal, tais como o Bolsa-Escola e o Bolsa-Família. Vale ressaltar a importante parceria do Posto de Saúde local.

 

Responsável: Priscilla Rosa

Coordenadora Educacional:


Coordenação de Turno

A Coordenação de Turno está diretamente ligada a Supervisão Pedagógica e conta com a assessoria do SOE na execução de um trabalho pautado na reciprocidade e, consequentemente, na cooperação e na elaboração entre educando, educadores, famílias e escola. O trabalho de Coordenação de Turno tem como objetivos: realizar encaminhamentos disciplinares relacionados aos alunos; monitorar entradas e saídas de alunos, responsáveis e demais pessoas nas dependências da Escola; estabelecer estratégias de orientação preventiva disciplinar com os professores para aplicação aos alunos; verificar o uso diário da camiseta do uniforme e o porte da Agenda Escolar nas dependências da Escola; estabelecer o comprometimento com os horários; proporcionar o diálogo para resolução dos problemas; verificar a necessidade e autorizar as saídas antecipadas dos alunos; avisar os familiares quando a criança estiver doente ou necessitar da presença dos pais; manter contato com as famílias.

 

Biblioteca

A Biblioteca “Raio de Luz” atende à comunidade escolar, professores, pais e alunos, que são orientados quanto à localização dos exemplares nas estantes sinalizadas e pesquisas/consultas em geral, de acordo com as normas técnicas de produção acadêmica. O atendimento ágil e de qualidade visa deixar o usuário satisfeito, com vontade de retornar à biblioteca, buscando cada vez mais informações em um ambiente agradável. Os resultados da integração nos projetos desenvolvidos pelos professores, baseados em obras literárias, supera as expectativas plausíveis, com produções criativas representadas através das diversas artes (pintura, escrita, teatro e dança) pelos estudantes em sala de aula.
 
Funcionários: Juliana Silva e Vladimir Garcez

Bibliotecária:


Laboratório de Informática

O Laboratório de Informática atua como sala de recursos em auxílio e apoio às atividades festivas, manutenção e reparo de equipamentos, orientações sobre recursos digitais, elaboração de projetos e produção pedagógica de estudantes e educadores. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental os estudantes participam de aulas elaboradas de forma interdisciplinar que incluem o uso de jogos educativos, vídeos e simulações, em períodos fixos semanais. Equipado com máquinas conctadas à rede, projetor multimídia/ tela de projeção, o ambiente informatizado está a serviço dos educadores para agendamento de aulas e pesquisa escolar no contra turno dos estudantes.