19/05/2015

Ensino Fundamental II

Mais uma vez vemos a arte reinventar a vida

Mais uma vez vemos a arte reinventar a vida

Mais uma vez vemos a arte reinventar a vida

 

Recentemente, tivemos a oportunidade de partilhar com os nossos alunos uma experiência onde a arte se mostrou, mais uma vez, veículo transformador das relações humanas. Em visita à exposição “As meninas do quarto 28”, no anexo do Museu Nacional, ouvimos uma história que já é sabida por todos, a dos horrores da Segunda Guerra Mundial. A exposição mostrou a vida de um grupo de meninas judias que viveram na Europa nos anos 1940, perseguidas pelos nazistas e confinadas em um gueto instalado na fortaleza Theresienstad, a noroeste de Praga, na Tchecoslováquia. 

Enquanto ouvíamos o orientador falar, nos demos conta de que a vida dessas crianças carregadas de sofrimento, de medos, de privações, de tristezas, pela falta dos familiares e pela falta de liberdade imposta pelo regime nazista na época, foi resgatada por mãos cuidadosas de alguns mestres, que as acompanharam em suas trajetórias presenteando-as com um belíssimo exercício de respeito ao próximo, amizade e solidariedade. Foi desenhando, pintando e colando pequenos pedacinhos de papel colorido, em meio a uma rotina de trabalhos forçados, que essas crianças resgatavam a confiança, a autoestima e sonhavam com o fim da guerra, suas casas e suas famílias.  

Ao final da exposição, os alunos do La Salle, em uma atividade proposta pelos monitores, desenharam e escreveram cartas para essas crianças, que hoje são adultas, com lindas mensagens de celebração da paz. 

< voltar