Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

A Comunidade Educativa La Salle Brasília é herdeira da pedagogia de João Batista De La Salle. Essa condição orienta toda a práxis pedagógica, ou seja, a proposta de educação compreende a pessoa como protagonista de seu próprio desenvolvimento e a respeita na sua individualidade e nas relações com os demais, privilegiando o acesso ao conhecimento.

A concepção lassalista de pessoa expressa a unidade do ser humano, sendo uma síntese entre a essência e a existência ou entre o ser que é e o ser que se torna a partir das suas vivências e experiências. Na realidade, é “um ser que se expressa como um todo, constituído em três níveis: físico, psíquico e espiritual; e em três potencialidades: afeto, inteligência e vontade, que a fazem relacionar-se consigo, com Deus, com outras pessoas e com a natureza” [...] (Província Lassalista de P. Alegre, 2004, p. 49 [§13]). Considerando a perspectiva da formação integral, traduzida na identidade educacional do Ensinar a bem viver, e trazida para o contexto contemporâneo por meio dos quatro pilares — aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser —, a Comunidade Educativa La Salle Brasília entende a necessidade de concretizar as dimensões indispensáveis ao desenvolvimento pleno do educando, para que possa oferecer, de forma particular, a formação integral e integradora, centrada no educando e no educador. A proposta educativa é, então, fundamentada pela compreensão de que a educação é processo contínuo, integral e integrador, que principia com o nascimento do sujeito e o acompanha no transcorrer de sua existência.

Por que estudar no La Salle Brasília?

O Colégio La Salle Brasília reúne tradição e inovação educacional, proporcionando a crianças e jovens uma formação humana e cristã de qualidade. Atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio em espaços seguros, acolhedores e pensados para o aprendizado. Possui infraestrutura completa e adequada para a prática de cada nível de ensino. Nossa proposta educativa integra a construção de novos conhecimentos com a formação de valores.

Proposta Pedagógica diferenciada Interdisciplinaridade na prática Turno Integral

Proposta Pedagógica diferenciada

A Proposta Pedagógica do Colégio tem por finalidade formar o humano em sua unidade e totalidade, considerando as dimensões indispensáveis ao desenvolvimento pleno do ser humano: a antropológica, a teológica, a epistemológica, a pedagógica, a ético-moral, a pastoral, a política, a ecológica, a estética e a administrativa.

Interdisciplinaridade na prática

O exercício da experiência e a abordagem interdisciplinar e contextualizada estimulam a reconstrução do conhecimento e outras competências cognitivas no aluno.

Turno Integral

A educação em Turno Integral oferece atividades pedagógicas integradas às diversas áreas do conhecimento, assim como projetos culturais e esportivos. Com uma proposta que privilegia o cuidado, o carinho e a segurança, o Colégio La Salle Brasília consolida sua tradição em educação e, oferece educação em turno integral para alunos da Educação Infantil ao 8º ano do Ensino Fundamental.