08/08/2015

Palestra Sintagri e CONEA

Durante a noite do dia 5 de agosto do corrente ano, os futuros técnicos agrícolas, alunos da Escola Agrícola La Salle de Xanxerê, estiveram assistindo a duas palestras, uma intitulada “O profissional técnico agrícola” e a segunda, “a avaliação estadual do CONEA”.

Quanto à profissão, o presidente da SINTAGRI – Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio de Santa Catarina, Antonio Tiago da Silva, abordou diversos aspectos sobre esta categoria profissional. Entre eles o que é o técnico agrícola, organização da categoria, garantia do exercício profissional e registro profissional.

Para Silva , “o técnico agrícola é aquele profissional que coloca a mão na massa, que faz o que pedem pra ele fazer e isso já vem da própria formação na escola. A grande maioria dos alunos que vão pra escolas agrícolas são filhos de produtores rurais e já sabem muita coisa e isso faz do técnico, melhor.”

Na segunda palestra da noite, esteve presente e palestrando o presidente do CONEA – Conselho Estadual do Ensino Agrícola, Nelson , que explicou como e quando vai acontecer a prova. “Esta prova é aplicada para medir o nível de ensino das escolas agrícola de Santa Catarina. Ela é composta por questões das matérias correspondente da grade curricular do curso e vai ocorrer na terceira quarta feira de novembro”, conclui.

Texto e foto: Andrey Evangelista