23/07/2014

Produção de melado batido e cachaça

Produção de melado batido e cachaça Ir. Armelindo na moagem da cana

Com a chegada do irmão Armelindo Busanello a Xanxerê, iniciou-se na quarta-feira, dia 22 de julho, a moagem da cana e o processamento do caldo. Através do caldo são produzidos cachaça e melado.

Desde o plantio até a venda do produto final, são feitos com o auxilio dos alunos, professores e funcionários. Tendo como objetivo a aprendizagem da atividade com forte expressão cultural e econômica na nossa região.

Esse ano será produzido em torno de mil litros de cachaça e mil quilos de melado, tendo como destino a comercialização na feira livre. No caso do melado, parte dele é consumido ao longo do ano, na escola.

A Escola possui um ambiente denominado “Unidade Educativa de Produção de Sucos, Essências e Destilados”. Neste local está instalado o alambique, que é utilizado para a extração cachaça do caldo da cana fermentado.

Residindo atualmente no Pará, Irmão Armelindo é responsável pela produção dos produtos. Todos os anos o religioso vêm para Xanxerê, especialmente para isso. Para ele, vir para a Escola Agrícola é uma forma de contribuir com quem precisa e permanecer ligado à educação.

“Desde jovem trabalho na produção da cachaça, porém naquela época o sistema era mais rustico. Há seis anos, fiz um curso e me especializei na área de destilados, e aqui coloco em prática tudo oque aprendi lá.” Comenta Ir. Armelindo.

O irmão ainda deixa uma dica: “Para a produção de uma boa cachaça, deve-se ter um bom fermento.”

Por: Andrey Evangelista