Apoio Educacional

Os educadores que atuam no Apoio Educacional se articulam aos familiares e professores para garantir que os educandos usufruam de uma educação de qualidade.

Supervisão Educativa

A Supervisão Educativa promove o conhecimento e aplicação da Proposta Educativa Lassalista, do Projeto Pedagógico e do Plano Global da Comunidade Educativa. Assessora os professores e alunos do Colégio, garantindo a eficiência e a eficácia do processo ensino-aprendizagem. O setor coordena e supervisiona os processos educativos da Comunidade Educativa, acompanhando e avaliando as atividades da área pedagógica.
        
Também é responsável pelos planos de estudo, instrumentos de avaliação, atualização de técnicas e métodos de ensino. Auxilia os professores no acolhimento e atendimento aos alunos, realiza o processo de escuta e integração entre Escola, família e comunidade; acompanha o aproveitamento escolar, adaptação à turma, causas de baixo rendimento, comportamento divergente individual e grupal; além de sugerir encaminhamento a especialistas, orientação ao ingresso e transferência de alunos.  

Serviço de Coordenação Pedagógica

O Serviço de Coordenação Pedagógica tem como função: Planejar, organizar, supervisionar e monitorar a ação pedagógica da Instituição. A Coordenação Pedagógica atende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio e zela para que os princípios definidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) em consonância com a Filosofia Lassalista e a Proposta Educativa se concretizem.          
 
Esses princípios estão expressos no Projeto Pedagógico entre os quais destacamos:
- Visão Integral de ser humano enquanto pessoa pluridimensional, movida por relações de amor;
- A relação educando e educador como evento primordial de aprendizagem e de significação educativa;
- O currículo enquanto rede de construção, espaço de produtividade e criação de significados de meio social e cultural;
- A avaliação como elemento de revisitação de práticas e redimensionamento de ações.          
 
O Serviço propicia a efetivação pedagógica desses princípios, acompanhando essas relações de aprendizagem entre educando e educador, orientando para que o currículo experimente uma pluralidade metodológica, bem como, a realização de um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, supervisionando para assegurar que a avaliação seja um processo que contemple tanto o trabalho do educando quanto o do educador.

Serviços Pedagógicos

Os Serviços Pedagógicos que atendem mais diretamente o Aluno no Colégio La Salle Lucas, estão distribuídos em duas instâncias interconectadas.
 
O foco de atenção e atuação está voltado para o aluno, procurando desenvolver nele a capacidade de acolhida, integração, autonomia, responsabilidade e respeito à diversidade; a capacidade de internalizar e vivenciar as normas estabelecidas no Colégio; a formação dos valores cristãos na perspectiva lassalista, a aprendizagem e o bom desempenho escolar, juntamente com o crescimento e amadurecimento da personalidade. Em poucas palavras, nossa ajuda visa o bem-estar, o crescimento e o sucesso do educando.
 
O SOE está atento, acompanha e orienta os processos cognitivos, sócio-afetivos e psicomotores dos alunos. A partir do contato com os professores e demais serviços, que observam e vão diagnosticando as dificuldades nessas áreas, o Serviço acompanha e encaminha procedimentos específicos para cada situação. Conforme cada caso, atua junto às famílias e dá outros encaminhamentos à Serviços Especializados. Atua também no processo de comunicação e integração Escola-Família-Comunidade, junto aos demais Serviços, sobretudo, com a Coordenação de Turno.

Serviço de Coordenação de Turno

O Serviço de Coordenação de Turno (SCT) diretamente ligado ao SOE, acompanha os estudantes nos aspectos de funcionamento e condutas adequadas em todos os espaços e momentos escolares e nas saídas de campo, para tanto, controla e registra todas as ocorrências. Atende os alunos nos casos de indisposições e questões de saúde. Organiza e coordena os momentos cívicos e comemorativos da Comunidade Educativa. Zela pelo ambiente, tanto na sua conservação, bem como, para que seja favorável ao processo de aprendizagem.

Secretaria Escolar

- Atualização de dados, organização dos arquivos de dados referentes a vida escolar dos alunos registro de notas, boletins. Atendimentos aos pais e alunos.
- Coordenar o serviço de matrícula;
- Preparar Históricos, Certificados e Atestados;
- Conhecer a legislação vigente na área de Educação;
- Registrar os resultados do processo de apuração do rendimento escolar;
- Executar os serviços de digitação;
- Elaborar o Plano anual do seu Serviço.