A Robótica Educacional procura auxiliar o aluno no desenvolvimento da criação de “robôs”, os quais podem ter diversas formas. Está relacionada com o estímulo dado para os alunos a sempre querer aprender mais, onde o aluno acaba absorvendo cada vez mais conhecimentos.
O projeto da Robótica Educacional adotado pelo Colégio La Salle desde 2008, é desenvolvido para alunos a partir do 3º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo mestre promover ao educando o estudo de conceitos multidisciplinares, como física, matemática, geografia, entre outros. Há variações no modo de aplicação e interação entre os alunos, estimulando a criatividade e a inteligência, promovendo a interdisciplinaridade. Usando ferramentas adequadas para realização de projetos, é possível explorar alguns aspectos de pesquisa, construção e automação.
O assessor de Informática e mediador da turma de Robótica, Guilherme Almeida, comenta que esta iniciativa por parte da escola é muito importante e que os alunos demonstram interesse em participar ativamente das atividades. "Os alunos aprendem a cooperar entre si, no decorrer das aulas percebe-se que eles vão criando laços de amizade e quando alguém do grupo está com alguma dificuldade eles se unem parar ajudar o colega. Ideias incríveis tem sido colocadas em prática no decorrer do projeto, podemos perceber alguns jovens talentos que desde cedo vem mostrando o potencial na área", revela.
A metodologia inicia com a parte teórica, fundamentos da história da Robótica e logo após, são passados problemas aos alunos onde deverão utilizar os comandos para que o robô execute o que foi proposto na questão.
Juntando a teoria à prática ela é capaz de desenvolver nos alunos alguns conceitos que as demais disciplinas quase não abordam, como: trabalho em equipe, autodesenvolvimento, capacidade de solucionar problemas, senso crítico, integração de disciplinas, exposição de pensamentos, criatividade, autonomia, responsabilidade, postura empreendedora, etc. Por tratar-se de uma área multidisciplinar, a robótica estimula os alunos a buscarem soluções que integram conceitos e aplicações de outras disciplinas envolvidas, como matemática, física, mecânica, eletrônica, design e informática.
O estudante do 6º ano, Gustavo Kraemer Santos, de 12 anos, iniciou este ano na turma de Robótica e se diz encantado com a oportunidade. "Estamos desenvolvendo um carrinho, é um trabalho em equipe bem legal. Em casa, com a ajuda da minha família, continuo praticando estas atividades onde já tive a oportunidade de construir um skate elétrico, além de programar jogos", destaca.