12/05/2016

Institucional

Semana de La Salle: mensagem do Ir. Provincial

Semana de La Salle: mensagem do Ir. Provincial

De 9 a 15 de maio, a Rede La Salle celebra a Semana em homenagem a seu Santo Fundador, São João Batista de La Salle, trazendo este ano a reflexão sobre Fraternidade e Misericórdia. No dia 15 de maio, celebra-se o fato de La Salle ter sido proclamado Padroeiro Universal dos Professores. 

O Presidente da Rede La Salle e Provincial da Província La Salle Brasil-Chile, Ir. Edgar Nicodem, compartilha sua mensagem neste período de celebração, falando sobre o significado de ser lassalista na atualidade.

Veja a seguir!

Segundo a nossa tradição, celebramos no dia15 de maio a festa de São João Batista de La Salle - nosso Fundador. Celebrar La Salle significa, entre outras coisas, fazer memória, atualizar seu legado e olhar o futuro das crianças e dos jovens que Deus coloca em nossas vidas com esperança.
Considerar tudo com os olhos da fé – Um dos elementos característicos do nosso modo de ser lassalistas é olhar tudo com os olhos fé. Em uma sociedade perpassada pelas mais diversas cosmovisões, ideologias e concepções, ser lassalista significa olhar a realidade com a perspectiva do Evangelho, onde valores como a justiça, a confiança, a fraternidade, o amor e a solidariedade ocupam um lugar central. Considerando o contexto atual, precisamos perguntar-nos continuamente, como o fez La Salle, qual é a vontade de Deus a nosso respeito.

Testemunhar a possibilidade de uma real fraternidade entre as pessoas e os povos – Em uma sociedade conturbada, conflitiva e cheia de tensões somos chamados a testemunhar que a fraternidade é possível entre as pessoas e os povos. Somos uma Província formada por três países, diversas culturas, tradições e “modus vivendi” bem diferenciados. Como lassalistas, temos a missão de testemunhar que não somente a convivência é possível, mas que as diferenças podem ser fatores de enriquecimentos mútuo.

Ir além-fronteiras – O nosso Superior Geral, Ir. Robert Schieler, convida os lassalistas “ir além-fronteiras”, sair do acampamento. Não se trata apenas de fronteiras físicas ou geográficas, mas de um trabalho em rede, de novas iniciativas pedagógicas e de formas de colaboração entre os integrantes da Rede La Salle. Dom Hélder Câmara, figura destacada da Igreja do Brasil, considera fundamental aceitar as surpresas que transformam os planos, que derrubam os sonhos, que dão um rumo diferente ao dia a dia e, quem sabe, à vida. Estamos dispostos, como lassalistas, inspirados na experiência exitosa do Fundador e dos primeiros Irmãos do final de século XVII e do início do século XVIII, a assumir este novo horizonte da missão lassalista?

Necessidades educativas – Quem sabe uma das chaves do sucesso da educação lassalista foi a capacidade de identificar as necessidades educativas de cada época e respondê-las com criatividade, desenvolvendo novas perspectivas pedagógicas, como foi o caso da “Guia das Escolas”. Desde o início, o projeto educativo lassalista teve a preocupação com a formação cristã e a educação de qualidade. Integrar essas duas perspectivas foi fundamental para formar cidadãos comprometidos com a sociedade desde uma perspectiva de valores humanos e cristãos. Hoje, conjuntamente com uma educação de qualidade, precisamos de uma formação em valores que nos permita contribuir na construção de uma sociedade ética, fraterna, solidária e justa.

O sonho lassalista está atualmente em nossas mãos. O futuro da Rede La Salle depende em grande parte da nossa fidelidade aos princípios fundacionais e da criatividade na configuração de processos educativos que efetivamente respondam às necessidades educativas das crianças, dos jovens e dos adultos de hoje.

Acompanhe neste Portal e nos demais canais institucionais da Rede La Salle mais notícias sobre a Semana de La Salle 2016.

< voltar