02/06/2016

Institucional

Colégio recebe a visita da Tocha Olímpica

Colégio recebe a visita da Tocha Olímpica


Hoje foi um dia especial no La Salle Sobradinho. A estudante Jennifer Christine Lopes Rodrigues decidiu convidar sua mãe, a nutricionista Clarrisa Caroline Rodrigues, e que está envolvida com a área de alimentação das Olimpíadas que acontecerão no Rio de Janeiro em agosto, para trazer ao Colégio a Tocha Olímpica. 

A Tocha trazida à escola é a oficial, mandada confeccionar pelo Comitê Organizador e fez parte do revezamento que ocorreu em Brasília e no DF, envolvendo atletas, ex-atletas e outros participantes que representaram a população brasiliense no evento, que dá boas-vindas aos visitantes de todas as partes do mundo que vêm ao Brasil entre agosto e setembro.
Na oração do início da tarde, os estudantes tiveram a oportunidade de ver de perto a Tocha Olímpica, um dos símbolos mais importantes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que nesse ano têm como sede nosso país. Após desfilar em meio aos presentes com a Tocha, a estudante Jennifer Christine Lopes Rodrigues, do 5º ano , tirou várias fotos com seus colegas, guardando na memória de todos esse momento tão especial e importante.


Leia um pouco mais sobre a história e o significado da Tocha Olímpica:


Tocha Olímpica, ou Fogo Olímpico, é um importante símbolo das Olimpíadas. Comemorando o roubo do fogo do deus grego Zeus porPrometeus, sua origem reside na Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos Jogos Olímpicos da Antiguidade. A Tocha Olímpica, com seu significado ancestral, foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de 1928, e faz parte das Olimpíadas Modernas desde então. O percurso da Tocha Olímpica foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Berlim 1936.


Atualmente, a Tocha Olímpica é acessa vários meses antes da Olimpíada no local dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, em Olímpia na Grécia. Onze mulheres, representando o papel de sacerdotisas, realizam uma cerimônia na qual a Tocha Olímpica é acendida pela luz do sol com seus raios concentrados por um espelho parabólico.

O revezamento da Tocha Olímpica termina um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. A última pessoa a levar a tocha é tradicionalmente mantida em segredo até o último momento e geralmente é uma celebridade esportiva do país anfitrião. Ela corre até a pira, geralmente colocada no topo de uma grande escadaria, e então a acende com o Fogo Olímpico. Depois disso, o Fogo Olímpico queima na pira até ser apagado na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos.

 

Clique e veja algumas fotos.

< voltar